Na continuidade das ações da Semana Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal promoveu na manhã desta quinta-feira, 23, na praça Alessandra Marchi, na Vila Zumbi, a criação de um bosque, que contou com o apoio das escolas da região e também de igrejas e grupos sociais, como o Projeto Calebe. O plantio de árvores, porém, ganhou um tempero a mais, com a intenção de plantar as mais de cem mudas em apenas um minuto. 

Após uma contagem regressiva realizada pelo prefeito Helder Lazarotto, os diversos grupos de pessoas responsáveis por cada árvore rapidamente realizou o plantio e comemorou pela conclusão do bosque. Antes da ação, as autoridades presentes falaram sobre a iniciativa e também sobre outras ações em torno do meio ambiente. “Nós temos que estar conscientes que precisamos reconstruir nosso planeta, plantando árvores. Quando vemos as enchentes, a falta de água e a temperatura subindo, é justamente por causa da poluição e do desmatamento, que foi feito durante muitas décadas, inclusive no Brasil. E nós temos a oportunidade de fazer este trabalho. Nós precisamos deixar este legado para as próximas gerações”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima.

Já o prefeito Helder Lazarotto, ao lado da primeira-dama Elis Lazarotto, destacou a importância da população se envolver na preservação da natureza e dos espaços públicos. “Este é o segundo bosque em três dias. Quem ganha com isso é nossa comunidade. Este espaço não é nosso, não é do prefeito, do secretário ou dos vereadores: é da comunidade. Então pedimos e reforçamos o cuidado, para que todos ajudem a cuidar daquilo que é de cada um de vocês”, disse. 

O vereador e morador da Vila Zumbi, Sidinei Campos, comemorou a criação do bosque. “Este era um anseio da comunidade, que não tinha uma área de lazer completa. Temos aqui a praça já com vários equipamentos, campo de futebol de areia, campo com gramado sintético, pista de skate, playground e academia ao ar livre. Mas nós sentíamos falta do verde, da sombra, para que as pessoas pudessem desfrutar de maneira completa. E conversando com nosso secretário do Meio Ambiente, José Vicente de Lima, solicitei que algumas árvores fossem plantadas e a equipe do Meio Ambiente sugeriu o bosque na praça. A comunidade aderiu e achou maravilhoso. É de suma importância para o meio ambiente e, principalmente, para a nossa comunidade”, comentou.

Da mesma região, o vereador Osmair Possebam também destacou o trabalho realizado na praça. “Esta iniciativa é de aplaudir de pé. A cada dia mais vemos a natureza sofrendo, o meio ambiente nos cobrando. Estou muito feliz por participar deste momento e parabenizo o poder Executivo por estar investindo em qualidade de vida e tendo um meio ambiente preservado e recuperado”, elogiou. 

Presenças

Durante a ação, além dos já citados nesta reportagem, estiveram presentes os secretários Clamilto Tiblier (Fazenda), Ítalo Perini Neto (Obras e Viação), Juliano Polli (Agricultura e Abastecimento), Onéias Ribeiro (Comunicação Social), Marilda Zanoni (Saúde) e a Procuradora Geral do Município, Maria Adriana Pereira de Souza; os vereadores Vagner Brandão, Dolíria Strapasson, Vital Cabelereiro, Joel Bueno, Ratinho Gotardo, Nivaldo Paris, Giovanni Strapasson e Rodrigo Coradin; além do diretor executivo do Meio Ambiente, Willian Zanin e os servidores da pasta.

Compartilhe nas Redes Sociais: