A abertura de novas indústrias cervejeiras teve crescimento significativo no ano de 2020. Segundo o Anuário da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), houve um acréscimo de 14,4% no registro de novas cervejarias em relação ao ano anterior. Além disso, pela primeira vez, todos os estados do país registraram ter ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre. Em números absolutos, há um total de 1.383 cervejarias registradas

De acordo com o documento, em 2020 foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram os registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias. “É um setor produtivo que, apesar de outros indicadores econômicos não serem tão favoráveis, nos últimos cincos, seis anos, ele tem destacado crescimento no número de estabelecimentos e na produção cervejeira no país. Essa distribuição acaba acontecendo em uma maior divisão do mercado nacional de cervejas entre estabelecimentos dos mais diversos portes e tamanhos e também acaba promovendo uma interiorização da produção”, explicou o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas, do Ministério da Agricultura, Carlos Vitor Müller.

Os estados com maior número de estabelecimentos registrados foram São Paulo (285) e Rio Grande do Sul (258). “Essa concentração nas regiões Sul e Sudeste pode ser explicada principalmente por dois fatores: um é a maior concentração de atividade econômica nessas duas regiões e fatores socioculturais também podem ajudar a explicar. Nos estados do Sul, principalmente, há uma grande ocorrência de imigração de povos de origem europeias, aí essas cidades têm uma propensão maior a ter atividades relacionadas à produção dessas bebidas”, acrescentou Müller.

As regiões Nordeste e Centro-Oeste tiveram avanço na instalação de novas cervejarias, com crescimento de 41,4% e 28,2%, respectivamente. Entre os estados, os destaques positivos de crescimento de registros em 2020 foram o Piauí com 200%, a Paraíba com 60% e o Distrito Federal com 37,5%.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.