Nesta semana, ficou em evidência a notícia de que a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, testou positivo para o vírus Sars-CoV-2, mesmo tendo recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. Propagadores de notícias falsas logo ficaram em alvoroço com o intuito de descredibilizar a imunização, mas a situação já era prevista pelos especialistas. A vacina imuniza mas não faz mágica. Boa parte da população vacinada possui proteção contra a infecção. Em determinadas pessoas, a imunização talvez não impeça a infecção, mas evita que a doença evolua para casos mais graves. Por isso, há uma importância em se manter todos os cuidados preventivos possíveis, pois a doença só será controlada de fato quando uma parcela considerável da população estiver vacinada. 

A infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Marion Burger, reforça que não é hora de relaxar nos cuidados de prevenção, como uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social. “Ao acompanhar as notícias de outros países que têm permitido a flexibilização dos protocolos sanitários, muitas pessoas acham que já podem voltar a uma rotina normal. Ainda não é possível fazer o mesmo por aqui”, destaca. A profissional reforça que os municípios ainda contabilizam centenas de novos casos diários e muitas mortes por covid-19 e que, enquanto persistir a grande circulação do novo coronavírus no Brasil, é possível que uma pessoa imunizada contraia e transmita o vírus.

O epidemiologista da SMS, Diego Spinoza dos Santos, destaca que a vacina é mais uma ferramenta de combate à pandemia. “Só voltaremos à normalidade quando a curva de novos casos da doença cair drasticamente, com a consequente queda de internações e óbitos. A vacina precisa de ajuda para isso ocorrer”, disse.

Para esclarecer a população em relação à imunização e também à manutenção da prevenção, a Prefeitura de Curitiba produziu um conteúdo em formato ‘tira-dúvidas’, respondido pelos profissionais da Saúde, que você pode conferir abaixo na íntegra:

Quem recebe a primeira dose da vacina está protegido?

Não. As vacinas precisam de um tempo após aplicação para o desenvolvimento da imunidade contra a covid-19. Das quatro vacinas aprovadas para aplicação no Brasil, três delas – CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer – têm esquema vacinal em duas doses. Portanto, é preciso receber também a segunda dose para obter a proteção conferida por elas. Somente a primeira dose desses imunizantes oferece uma proteção parcial. A vacina Janssen é recomendada em dose única e também precisa de um tempo após a aplicação para atingir seu máximo de proteção.

Quanto tempo a vacina leva para proteger o indivíduo?

As vacinas contra a covid-19 levam de duas a três semanas após o recebimento do número total de doses preconizadas para cada imunizante para desencadear a resposta imune. O corpo humano não gera uma resposta imediata à vacina e, até que a imunidade ocorra, a pessoa continua suscetível à infecção e transmissão do vírus SARS-CoV-2.

Quem já teve covid-19 precisa se vacinar?

Sim. Apesar de ser verdade que o corpo humano possa gerar anticorpos após a doença, nem sempre há o desenvolvimento da chamada “memória imunológica”, que é a capacidade de reconhecer o vírus e evitar que ocorra uma nova infecção. Em pessoas que já tiveram covid-19, a vacina pode desencadear uma imunidade mais duradoura. A recomendação é que nessas pessoas o imunizante seja aplicado pelo menos quatro semanas após a recuperação. 

Quem já recebeu uma ou duas doses da vacina pode deixar de usar máscara?

Não. A vacinação é uma estratégia coletiva de proteção e enquanto persistir a circulação do novo coronavírus e a imunização não atingir pelo menos 70% da população, será necessário que todos – vacinados ou não – sigam com os protocolos sanitários de prevenção da covid-19, inclusive o uso da máscara.

Quem já está vacinado pode pegar covid?

Sim, é possível ter covid-19 mesmo após receber as doses recomendadas. Isso porque além de nenhuma vacina ofertar 100% de eficácia, o tempo em que o corpo está produzindo os anticorpos deve ser considerado. Pessoas que contraíram o vírus nos dias anteriores ou logo após receber a vacina ainda não estarão protegidas e podem, inclusive, apresentar as complicações da infecção pelo SARS-CoV-2.

Quem já está vacinado pode transmitir o novo coronavírus?

É possível. A grande proteção que as vacinas disponíveis conferem é para as formas graves da doença. Ainda não há estudos que apontem que os imunizantes promovam a interrupção da transmissão do vírus. Assim, mesmo que a pessoa imunizada esteja protegida de desenvolver quadros graves da doença, pode ser infectada e transmitir o vírus a outros indivíduos. 

Se há risco de contaminação e transmissão da covid-19 mesmo após a imunização, qual a função da vacina?

O maior benefício que qualquer vacina oferece é diminuir drasticamente as chances de complicações e morte decorrentes da infecção. Esse também tem sido o maior efeito das vacinas contra covid-19. A imunização também contribui para a redução da circulação do novo coronavírus, diminuindo as chances de surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2. A expectativa é que esse efeito ocorra quando, no mínimo, 70% da população esteja vacinada, o que é conhecido como “imunidade coletiva”.

Quais cuidados devem ser mantidos mesmo após a imunização?

O protocolo sanitário básico deve ser mantido independentemente de a pessoa estar ou não imunizada. Isso inclui o uso da máscara, manter um distanciamento de 1,5 metros das outras pessoas, a higienização das mãos (com água e sabonete ou álcool em gel), evitar ambientes em que houver aglomeração de pessoas, além do imediato isolamento de casos suspeitos (pessoas com sintomas respiratórios que são sugestivos de covid-19). Sem esses cuidados, a vacinação, sozinha, não será suficiente para conter a pandemia.

É necessário usar uma ou duas máscaras?

Estudos apontam que o uso de duas máscaras pode ampliar a proteção e evitar o contágio do SARS-CoV-2. Contudo, mais importante é usar corretamente a máscara, que pode ser de dupla camada de tecido, tipo cirúrgica ou N95. Além de cobrir o nariz e a boca, é preciso se certificar que a máscara esteja bem ajustada ao tamanho e formato do rosto da pessoa, que não haja frestas nas laterais e que não fique caindo. É importante não tocar máscara e, caso ocorra, deve ser feita a higienização das mãos.

Com a chegada do inverno, como manter arejados e bem ventilados os ambientes fechados?

A queda das temperaturas faz com que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados e garantir a boa circulação do ar é fundamental para prevenir a transmissão do vírus e outros agentes infecciosos.Se o frio não permitir manter as janelas ou portas abertas o tempo todo, programe-se para abri-las por 15 minutos a cada duas horas para ventilar adequadamente o ambiente.

Até quando devemos seguir os protocolos sanitários?

Os protocolos sanitários e a vacinação devem continuar e a vacinação deve prosseguir até que haja o controle da epidemia, com a redução da velocidade de propagação do novo coronavírus. Ou seja, até que o número de novos casos da doença caia drasticamente, com queda de internamentos e óbitos por covid-19.

Compartilhe nas Redes Sociais: