Toledo será a única cidade brasileira a receber um estudo da Pfizer sobre a imunização de toda a população a partir dos 12 anos contra a Covid-19. O anúncio foi feito em reunião da farmacêutica norte-americana com o governador Ratinho Junior, na última terça-feira, 24, no Palácio Iguaçu. Para a pesquisa, a cidade do Oeste paranaense vai receber uma remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante, já autorizada pelo Ministério da Saúde, para completar a aplicação da primeira dose tanto na população adulta, acima de 18 anos, como em adolescentes de 12 a 17 anos.

O estudo é de natureza observacional e busca analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em uma cidade cuja população acima de 12 anos já iniciou a imunização com ao menos uma dose. “É um motivo de muita alegria ver Toledo, uma cidade muito importante para o Paraná, ter um reconhecimento nacional do Ministério da Saúde e do laboratório Pfizer em fazer esse trabalho do avanço da vacinação dos jovens até os 12 anos”, disse o governado. “Paralelamente, a cidade será alvo deste estudo científico que vai acompanhar como a vacinação vai colaborar no combate ao coronavírus. Toledo, com sua capacitação de gestão e boa condução no enfrentamento à pandemia, conseguiu esse reconhecimento de que a cidade deveria receber esse projeto de análise científica”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, valorizou a escolha de uma cidade paranaense para o estudo. “Quero frisar a importância desse estudo científico ser realizado em território paranaense. Ele vai ser importante para avaliar os próximos passos da imunização. Com esses dados, vamos ter condições de estudar como vai se comportar o escudo imunológico nos adolescentes de 12 a 17 anos. Um estudo importantíssimo, que coloca o Paraná em uma situação de destaque pelo trabalho que temos feito. É um grande presente para nós neste momento”, disse.

Participaram da reunião o secretário estadual de Administração e Previdência, Marcel Micheletto; o diretor-geral da secretaria estadual de Saúde, Nestor Werner Junior; o assessor especial da secretaria estadual de Saúde, Ian Sonda; o prefeito de Mangueirinha, Ivo Leonarchik; a gerente de Relações Governamentais da Pfizer, Milena Bourroul; a gerente médica da Pfizer, Julia Spinardi, e a diretora do Campus de Toledo da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues.

Compartilhe nas Redes Sociais: