O governador Ratinho Junior, acompanhado do vice-governador Darci Piana e de sua equipe de secretários, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio Iguaçu, o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, que faz sua primeira visita oficial ao Paraná. Um dos objetivos do encontro com o diplomata foi o interesse mútuo de cooperações econômicas e tecnológicas entre o Paraná e o país africano, que é o mais populoso do continente com cerca de 200 milhões de habitantes, através do fortalecimento do comércio de produtos paranaenses, como grãos, açúcar, aves e peixes, além de consolidar um intercâmbio tecnológico voltado ao setor agrícola. “O Paraná está à disposição para fortalecer as relações culturais e econômicas com a Nigéria. Ficamos muito felizes em poder construir projetos conjuntos com o país”, disse o governador. 

Ratinho Junior apresentou os potenciais do Estado, que é o maior produtor brasileiro de proteína animal, com destaque para o frango e peixe, o segundo maior produtor de grãos, carne suína e de leite do Brasil. “Também estamos nos consolidando como um grande centro de tecnologia, com parques tecnológicos espalhados por todas as regiões, fazendo o intercâmbio entre a academia e o setor privado”, acrescentou o governador, destacando também as instituições de ensino superior do Estado. “Além disso, temos a maior rede de universidades públicas estaduais, com sete instituições de ensino superior que também abrangem as diferentes regiões”.

Atualmente, vários produtos paranaenses são exportados para a Nigéria, com destaque para o álcool etílico, café, açúcar, além de maquinários, equipamentos e automóveis. “O Paraná tem tecnologia aplicada no setor do agronegócio e a Nigéria conta os recursos e uma mão de obra de qualidade que podem melhorar a produtividade da agricultura paranaense e nigeriana”, afirmou o embaixador. “Convidamos o Estado e as empresas paranaenses a investirem na Nigéria e fazer do país não apenas um mercado, como um facilitador para exportar os produtos do Estado de forma mais rápida e econômica para outros continentes, como a Europa”, completou.

Presenças

Também acompanharam a visita o vice-governador Darcia Piana; o chefe da Chancelaria da Embaixada da Nigéria, Labaran Riskuwa; o primeiro-secretário Sunday Edmund; a assessora Yvonne Belinda Maha; os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, da Educação e do Esporte, Renato Feder, da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; os superintendentes-gerais da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockenbach; e o presidente da ONG Afro Globo Fórum Cultural e da Comunidade da Nigéria em Curitiba, Daniel Majaro.

Compartilhe nas Redes Sociais: