O Procon Paraná registrou no primeiro semestre de 2021 um total de 92.050 reclamações de consumidores relativas a questões junto a empresas. O número representa aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 84.630 atendimentos, e mais do que tudo o que foi registrado em 2018. 

Dos casos registrados neste ano, 80% foram solucionados pelo órgão de defesa do consumidor, que pertence ao Governo do Estado e é vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O maior número de reclamações chegou pela plataforma www.consumidor.gov.br, com 64.816 casos, seguido de 27.234 contestações registradas pelos canais digitais do órgão estadual do consumidor. “Mesmo nessa época de pandemia, o Procon-PR segue o atendimento em suas plataformas e canais online para assegurar os direitos do consumidor no Paraná”, afirmou o secretário da Justiça, Ney Leprevost. 

As áreas com maior volume de reclamações no primeiro semestre foram empresas de telecomunicações, telefonia e serviços financeiros. “Devido à pandemia, os atendimentos e reclamações estão sendo resolvidos em aproximadamente 15 dias nos vários canais de atendimento online”, informou a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “O órgão vem se fortalecendo todos os anos e tem papel fundamental de auxiliar a sociedade diante das complexidades das relações de consumo”, acrescentou. 

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