Mais de 5 milhões de paranaenses já foram vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose ou com dose única. Os imunizantes foram aplicados em 5.062.370 pessoas, o que corresponde a 58% da população paranaense acima de 18 anos. O marco foi ultrapassado nesta segunda-feira, 12. O indicador representa aqueles que passaram ao menos uma vez em algum ponto de vacinação.

No total, quase 6,5 milhões de doses foram administradas: são 6.466.670 aplicações, sendo 4.865.381 primeiras doses, 1.404.300 segundas doses e 196.989 doses únicas. O percentual de paranaenses que já estão completamente imunizados contra o vírus é de 18,36%. Os dados são do Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Ministério da Saúde.

Entre os paranaenses imunizados está o governador Ratinho Junior, que foi vacinado contra a Covid-19 na manhã de domingo, 11, em Apucarana, acompanhado do secretário da Saúde, Beto Preto. Foi justamente no município do Norte do Estado que no dia 26 de março havia sido lançada a campanha de Domingo a Domingo. Desde o início da campanha, mais de 1 milhão de cidadãos do Paraná foram imunizados considerando apenas os finais de semana. “Feliz de estar aqui hoje recebendo a minha vacina, chegando na minha idade de ser imunizado. E ao ser vacinado aqui em Apucarana, cidade onde lançamos a campanha de Domingo a Domingo e terra natal do secretário Beto Preto, quero prestar minha homenagem a ele e às equipes de saúde de todo o Paraná que há um ano e meio estão trabalhando de forma incansável no combate desta pandemia”, disse o governador.

O governador também destacou a estratégia que visa acelerar a aplicação das doses. “Estamos conseguindo ter uma velocidade muito boa na vacinação com este projeto de Domingo a Domingo. Temos um cronograma que pretende vacinar, até agosto, 80% da população acima de 18 anos. E 100% desta população até setembro. Tenho certeza que vamos cumprir este cronograma em todos os municípios do Paraná e, acima de tudo, proteger a nossa população para que tenhamos um Natal diferente, de festa, de vida”, completou.

Por fim, o governador voltou a convocar a população para a vacinação. “A Anvisa é órgão extremamente rígido e só liberou vacinas seguras e eficazes, que protegem. É importante vacinar e também tomar a segunda dose do imunizante, quando é o caso. A gente só vai reduzir o número de óbitos quando a vacina atingir a maior parte da população”, encerrou.

Compartilhe nas Redes Sociais: