O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 14, os dados de uma pesquisa sobre a produção industrial nacional. O Paraná registrou crescimento de 1,2% em novembro, alcançando um resultado positivo pelo sétimo mês consecutivo.

Os números também indicam que o Paraná superou o patamar pré-pandemia em 5,9%, no comparativo entre o índice de base fixa de fevereiro e de novembro, e está entre as melhores retomadas do Brasil.

Na comparação com novembro de 2019, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um resultado positivo de 14%. No acumulado, o Estado recuperou parte das perdas em 2020: -4,3% no ano e -3,8% nos últimos doze meses, números melhores do que a média nacional. Nos onze meses de 2020, apenas em março e abril, meses seguintes ao início da pandemia no país, o resultado foi negativo. Apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará acompanham o Paraná com nove meses de crescimento em 2020.

O governador Ratinho Junior exaltou o crescimento no período posterior à pandemia. “A indústria paranaense é um dos motores da retomada econômica por conta de sua diversidade e presença tanto na Capital como no Interior. E ela é bastante segmentada, o que ajuda no crescimento orgânico e em cadeias bem estabelecidas”, comentou.

Compartilhe nas Redes Sociais: