Na última quarta-feira, 6, o governador Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu representantes da empresa chinesa BYD (Build YourDreams), fabricante de veículos elétricos com zero emissão de poluentes. Na reunião foram discutidas soluções de mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba e outras grandes cidades paranaenses.

A proposta do Estado é implementar ao sistema integrado de transporte público novos modais para o transporte coletivo, incluindo veículos mais eficientes, modernos e que gerem menos poluentes ao meio ambiente.

Para o governador, a implantação de novos modais seria uma solução para a defasagem do sistema de transporte público da Capital. “O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo já não atende à demanda atual. Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou.

Dentro deste contexto, a ideia do governador é aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação com cidades como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Campina Grande do Sul e, claro, Colombo.

A atuação da empresa chinesa BYD não seria inédita no país. A multinacional já possui operações em Salvador e projetos em São José dos Campos e em uma da linha do metrô de São Paulo.

Entre os participantes da reunião estiveram o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da URBS, Ogeny Neto e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Compartilhe nas Redes Sociais: