O Fomento Paraná é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado com incentivo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto oferta linhas de crédito com taxas de juros e subsidiados para facilitar a instalação de equipamentos para a geração de energia limpa, como a energia solar, por exemplo, a fim de melhorar a autonomia energética das empresas. Até o momento, os planos a para geração de energia fotovoltaica ultrapassam mais de R$ 8 milhões e atendem cerca 45 organizações.

As linhas de crédito da Fomento Paraná são um meio de financiamento, aquisição e instalação de todos os componentes de sistemas de micro e mini geração de energia elétrica, além de projetos de construções de baixo impacto ambiental. Os subsídios incluem até R$ 2 milhões em recursos repassados pelo BNDS, com taxas a partir de 4,33% a 4,48% ao ano (indexadas a Selic). Os prazos para pagamento desses financiamentos podem chegar a 12 anos, com carência de até 24 meses.

As estratégias do Governo almejam transformar o Paraná em um Estado mais sustentável. A intenção do programa é fomentar cada vez mais a utilização de energias limpas, traçando o aumento da cadeia energética em paralelo ao o cuidado com o meio-ambiente. “Vamos colaborar para promover mudanças globais que priorizem projetos e construções de baixo impacto ambiental também a partir das nossas instituições financeiras”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinicius Rocha, o investimento em energia solar fotovoltaica oferece vantagens como o retorno em curto prazo e por isso tem evoluído rapidamente, com crescimento de 316% nos últimos dois anos. “A implantação dos sistemas é fácil e rápida e o valor economizado em energia ajuda a cobrir o custo do financiamento. Além de sustentável, o sistema pode reduzir em até 90% o valor da conta de energia elétrica”, acrescentou.

COMO CONTRATAR – O acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná se dá principalmente por meio da Rede de Parceiros agentes de crédito e correspondentes, que atuam nas prefeituras conveniadas ou nas associações comerciais e empresariais e também por meio de sociedades empresariais credenciadas, que atuam nas diversas regiões do Estado. A relação de contatos com agentes e correspondentes está disponível no site: www.fomento.pr.gov.br .

Compartilhe nas Redes Sociais: