Os postos funcionam como uma ponte para o mercado de trabalho, e tem por objetivo auxiliar os jovens com currículos, entrevistas de emprego e estágios mediante o encaminhamento profissional de programas estaduais como o Cartão Futuro e a rede de ofertas do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“O objetivo das novas unidades é atender não apenas os estudantes que estão à procura de estágio ou vaga de jovem aprendiz, mas também dar oportunidades aos pais dos alunos que estão à procura de emprego” destacou o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. Os três colégios estaduais de Curitiba contam agora com serviços da Agência do Trabalhador dentro da própria escola.

Segundo a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, “o principal objetivo da integração entre os colégios e as agências é facilitar essa ponte para vagas de estágio e do primeiro emprego. Muitas vezes existe uma determinada vaga, mas não tem o jovem do perfil que a empresa necessita disponível”, destacou.

“A gente trabalha justamente para isso: melhorar a Educação do Paraná, prepará-los para o futuro e criar oportunidades, e esse é um dos programas que faz isso acontecer”, afirmou o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder. Para ele, essa estratégia se soma ao aprendizado que os alunos já têm no colégio estadual para o mercado de trabalho, como o Novo Ensino Médio e as aulas de educação financeira, de programação e de robótica.

Os colégios onde foram instalados os Postos Avançados da Agência do Trabalhador têm mais de dois mil alunos cada. As agências podem atender outros membros da comunidade escolar, como responsáveis de alunos e alunas que estejam à procura de um emprego.

Compartilhe nas Redes Sociais: