Todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná realizaram na última sexta-feira, 6, cerimônias para parabenizar profissionais e estudantes de 668 escolas com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2019. Os eventos foram realizados de forma virtual ou híbrida, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.

O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve na entrega dessas homenagens aos diretores de colégios do NRE Área Metropolitana Norte, que contempla 14 municípios e aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “O Ideb não é uma meta, o Ideb é uma consequência do trabalho realizado por todos os profissionais da rede”, disse o secretário. “Fico muito orgulhoso e feliz pelo resultado, que é de vocês [diretores, professores] e dos alunos”, afirmou.

No último Ideb, o Paraná teve a alta mais expressiva do País (de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o Estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional. Foi entregue o “certificado ouro” às escolas com os melhores índices e os maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), que foram divididas em dois grupos, por níveis socioeconômicos, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio.

Foram reconhecidas de três a cinco escolas em cada um dos oito critérios nos 32 NREs (considerando três escolas para NREs menores e cinco para NREs maiores), sendo que uma mesma instituição poderia ser homenageada em mais de uma categoria.

Certificado Diamante

Na próxima semana será entregue o “Certificado Diamante” para reconhecer e homenagear as maiores escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, considerando escolas com mais de 600 matrículas. Serão premiadas as 50 maiores médias do Paraná e os 50 maiores avanços de média, entre os Ideb’s 2017 e 2019.