A partir do dia 14 de fevereiro, o brasileiro poderá consultar se possui valores a serem recebidos dos bancos em que estiver cadastrado. De acordo com o Banco Central (BC), estima-se que 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas tenham, em média, R$ 333 a serem recebidos das instituições financeiras

O Banco Central anunciou a criação de um novo site para a consulta de créditos a serem recolhidos. Os eventuais pedidos de transferência estarão disponíveis em março e, segundo o BC, cerca de R$ 8 bilhões estão esquecidos nos bancos.

A consulta já havia sido disponibilizada em janeiro, mas a novidade animou tanto a população que o site ficou sobrecarregado e saiu do ar, fazendo com que o BC suspendesse a operação até que o acesso ao novo site fosse restabelecido.

O resgate do dinheiro para aqueles que possuem valores a serem recebidos poderá ser feito via PIX. As pessoas que não quiserem aderir a esta modalidade de transferência deverão entrar em contato com os respectivos bancos para tratar de formas alternativas para o recebimento.

“Não caia em golpes! O único site para a consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br – Não enviaremos links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber”,  alerta o Banco Central do Brasil.

O BC não entra em contato direto com os cidadãos para tratar de recebimentos ou pedir confirmação de dados. Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp ou Telegram, nem faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso a essa informações.

 

Passo a Passo para a conferência dos valores:

– Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir da próxima segunda-feira (14);

– Digite seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;

– Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, que será feita a partir de 7 de março, também pelo site do Banco Central.

Vale lembrar que para pedir o resgate do dinheiro, é necessário fazer o cadastro gratuito no site ou no aplicativo Gov.br. Além disso, o cidadão deve confirmar sua identidade por meio dos processos indicados em uma dessas plataformas, até que a segurança de sua conta atinja o nível prata ou ouro. O processo inclui envio de documentação e reconhecimento facial.

Compartilhe nas Redes Sociais: