O desbloqueio é feito automaticamente após a entrega, o que significa que esses cartões sequer foram retirados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios. É suposto que algumas famílias mudaram de endereço ou simplesmente não têm conhecimento do programa, além de outras situações específicas.

A assessora técnica do Departamento de Assistência Social, Bruna Samek, ressaltou a importância de manter atualizado o Cadastro Único, que é utilizado como base para o benefício. “Um número expressivo de usuários do Cadastro Único mudou de município e não atualizou seu domicílio. Eles entraram em contato conosco e já solicitamos uma segunda via que está sendo enviada para a cidade correta”, disse ela.

“Muitas famílias vão receber agora a segunda via com as duas parcelas, outras foram atrás de procuração ou atualizaram o nome do beneficiário para que alguém da família possa receber”, acrescentou Bruna. O benefício é voltado a famílias em situação de pobreza (renda familiar mensal, per capita, entre R$ 100 e R$ 200) ou extrema pobreza (renda familiar mensal, per capita, de até R$ 100), que não são atendidas pelo Auxílio Brasil, do governo federal.

DÚVIDAS Se alguém tem dúvida se tem ou não direito ao Cartão Comida Boa, pode acessar o site www.justica.pr.gov.br/comidaboa e inserir seu CPF para consultar se está habilitado para receber o benefício. Caso esteja, é só retirar o cartão no Cras mais próximo de sua casa. Esses locais também podem orientar pessoalmente os beneficiários. Em alguns municípios, também está sendo feita a busca ativa das famílias. Podem participar do programa estabelecimentos de qualquer porte, como pequenos comércios locais, mercearias e mercados. Os próprios usuários podem indicar os estabelecimentos próximos à sua casa, através do site da empresa Greencard, que administra o cartão do programa; pelo WhatsApp (51) 99796-5759; pelo telefone (51) 3226-8999 ou pelo e-mail credenciamento@grupogreencard.com.br.

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