O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), realizou na terça-feira, 13, em todo o Paraná, ações de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes e contra o trabalho infantil, em razão dos 31 anos de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil. 

O trabalho de conscientização está sendo realizado pelos 24 escritórios regionais da Secretaria no Estado. Em Curitiba, a ação aconteceu no calçadão da Rua XV, com a distribuição de cópias do Estatuto e diálogo com as pessoas sobre os problemas causados pelo trabalho infantil. “Essa ação vem com o intuito de impactar as pessoas em geral e atuar na prevenção e repressão da exploração da mão de obra infantil, seja na área rural ou urbana”, explicou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. 

De acordo com a chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria, Angela Mendonça, a pasta trabalha paralelamente no apoio a famílias a partir de programas de geração de renda e de qualificação profissional, para evitar que crianças precisem trabalhar para complementar a renda familiar. “Infelizmente o trabalho infantil é parte da vida de muitas crianças no Brasil, no Paraná e no mundo. É preciso que não se feche os olhos para essa realidade”, afirmou. 

Outra iniciativa desenvolvida pelo Estado é a Força-Tarefa Infância Segura, vinculada ao Departamento de Justiça da Sejuf. Desde 2019 são promovidas campanhas educativas e ações junto a profissionais de diversas áreas com objetivo de atender efetivamente crianças e adolescentes vítimas de crimes e violências. “O trabalho infantil continua sendo um crime intolerável, que tem se potencializado nesse período pandêmico. Por isso a importância da conscientização de todos para que consigamos dar para as nossas crianças a infância que elas merecem”, disse o chefe do Departamento de Justiça, Silvio Jardim. 

Compartilhe nas Redes Sociais: