Os municípios de Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná, no Vale do Ribeira, além das cidades de Jaguaiaíva e Sengés, tiveram liberados R$ 28,6 milhões para execução de 44 projetos voltados à promoção do desenvolvimento urbano. Destes recursos liberados desde janeiro de 2019, R$ 14,6 milhões são do Tesouro do Estado e o restante no Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito administrada pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade e a Fomento Paraná. “O Governo atua para transformar todas as regiões do Estado, desde os municípios grandes até os menores. Sempre com a orientação de não deixar ninguém para trás e promover a transformação na vida das pessoas”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega.
Os projetos apoiados incluem ações em ruas urbanas, como pavimentação asfáltica e o calçamento com pedras e blocos de cimento; aquisição de veículos, entre eles dois caminhões coletores e compactadores de lixo, um caminhão caçamba, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira. Os recursos também foram destinados para a compra de equipamentos e mobiliário para praça, uma retroescavadeira, um rolo compactador; construção de dois ginásios de esportes, implantação de três praças, de uma unidade Meu Campinho e de um Posto de Saúde, além de serviços e equipamentos para manutenção de iluminação pública e da reforma de um terminal rodoviário.
A operação dos recursos, desde a análise dos projetos até o acompanhamento das obras e aquisições, é feita pelo Serviço Paranacidade, vinculado à secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Dos 44 projetos, oito receberam autorização para a Licitação dos fornecedores, 11 estão em execução e 25 foram concluídos e entregues para uso da população local.