A Comissão Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na última segunda-feira (17) as chaves para a primeira fase da Copa do Brasil 2022, que este ano promete fortes emoções para os torcedores dos times paranaenses. Com inicio previsto entre os dias 23 a 24 de fevereiro e dois e três de março, as finais devem ser disputadas nos dias 12 e 19 de outubro desse ano.

Ao todo, 80 times vão participar da primeira etapa, sendo divididos em 20 chaves, com quatro clubes cada. A primeira fase da Copa do Brasil segue o modelo de jogo único, com o pior time ranqueado ganhando o mando de campo. Quem ganhar se classifica automaticamente para a segunda rodada. Na sequência, novamente o sistema de partida única se mantém.

Sobre os critérios de desempate, o time melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) ganha a vantagem em caso de igualdade no tempo normal. Já na segunda fase, em caso de empate, a classificação acontece através de cobrança de pênaltis, segundo o regulamento da CBF. Vale lembrar que na Copa do Brasil não tem o critério dos gols fora de casa.

Apenas na terceira fase é que as disputas serão definidas em ida e volta, além de receber as equipes classificadas para a Libertadores de 2022, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Brasileirão da Série B, e dos clubes oriundos da Série A caso seja necessário para completar as vagas. No total, 12 times entrarão na terceira etapa.

Com os confrontos da primeira fase já definidos, os times paranaenses devem se preparar para enfrentar seus adversários na busca pelo título. Confira abaixo a lista das chaves:

Chave nº 2
O Coritiba (PR) defronta-se com o Bahia de Feira (BA) em um confronto inédito. A partida será realizada na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, na Bahia, e o Coritiba tem a vantagem do empate para se classificar. Já o Paraná Clube (PR) vai jogar contra o Pouso Alegre (MG). A partida será no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, posto que o time menos ranqueado joga em casa. O Paraná também tem a vantagem do empate para se classificar. Os vencedores desses jogos irão se enfrentar na segunda fase, o que deixou as torcidas paranaenses com bastante expectativa de que os dois times rivais se enfrentem no clássico Paratiba.

Chave nº 3        
O Azuriz (PR) vai enfrentar o Botafogo (SP). A Gralha-Azul, mascote do Azuriz, foi campeã da 2º Divisão do Campeonato Paranaense em 2020 e em poucos anos de história já garantiu sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, Primeira divisão do Estadual e também na Copa do Brasil. O vencedor dessa disputa vai jogar contra o classificado do duelo entre Mirassol (SP) e Grêmio (SC).

Chave nº 4
O Londrina (PR) enfrentará o Ceilândia (DF), trazendo más recordações sobre o último duelo em 2005, onde o time paranaense foi eliminado pelas oitavas de final da Série C do Brasileirão. Dezessete anos depois, a situação é bem diferente: o Londrina foi o campeão paranaense em 2021 e está atualmente na Série B do campeonato brasileiro, enquanto o Ceilândia ficou longe do cenário nacional nos últimos quatro anos. O vencedor desse duelo vai jogar contra o time classificado da disputa entre URT (MG) e Avaí (SC).

Chave nº 6
O Operário (PR) vai encarar o Real Noroeste (ES), que tem o mando de campo devido a ser o pior colocado no ranking da CBF. O Operário tem a vantagem do empate sobre o atual campeão capixaba. O vencedor da disputa vai jogar contra o time vitorioso do duelo entre Porto Velho (RO) e Juventude (RS). Na segunda fase, a disputa da vaga também será em jogo único, mas com decisão de pênalti, em caso de empate no tempo normal.

Chave nº 18
O Cascavel (PR) vai confrontar a Ponte Preta (SP). O mando de jogo será do time paranaense e a partida única será no Estádio Olímpico Regional de Cascavel. O técnico do FC Cascavel, Tcheco, declarou que acredita que o time tenha um forte adversário na busca pela sequência do campeonato, mas que pode surpreender jogando em casa. O vencedor desta partida vai pegar o ganhador de Tocantinópolis (TO) v.s Náutico (PE), que também formam a chave 18.

Lembrando que o Athletico entrará apenas na terceira fase, junto com os outros colocados da Libertadores e os campeões da Série B do campeonato Brasileiro, da Copa do Nordeste e da Copa Verde.

Marque na agenda!

1ª Fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03;
2ª Fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03;
3ª Fase: 20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05;
4ª Fase (Oitavas de final): 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07;
5ª Fase (Quartas de final): 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08;
6ª Fase (Semifinal): 24/08 e 14/09;
7ª Fase (Final): 12/10 e 19/10.

Compartilhe nas Redes Sociais: