As disputas dos 67º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) envolveram 700 atletas-estudantes no último fim de semana, incluindo 250 alunos que disputaram as provas de natação no município de Colombo, no Santa Mônica Clube de Campo. Outros 450 estudantes disputaram handebol, em diferentes ginásios de Campo Mourão, no sábado e domingo. Foram diversas categorias desta modalidade, incluindo competidores do paradesporto.

Os 67º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) seguem em seu modelo híbrido e descentralizado em virtude da pandemia. Cerca de 800 instituições de ensino públicas e privadas estão inscritas nos JEPS, com a participação de cerca de 1.000 professores, 500 árbitros, 200 técnicos de apoio aos protocolos sanitários e de biossegurança, 32 técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte, responsáveis pelas Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (Aete), além da coordenação geral da equipe da Superintendência do Esporte, organizadora dos JEPS. 

O campeão de cada modalidade garante vaga para as fases nacionais da competição, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que acontecem no Rio de Janeiro para a categoria de 12 a 14 anos. Os primeiros classificados das modalidades do paradesporto garantem classificação para as Paralimpíadas Escolares, de 22 a 27 de novembro, em São Paulo. Os Jogos Escolares da Juventude, para a categoria 15 a 17 anos, que aconteceriam em Aracajú, foram cancelados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Compartilhe nas Redes Sociais: