A temporada do futebol amador em Colombo ainda não começou, mas os clubes do município já se movem pensando no planejamento do ano, retomando as atividades com treinos e amistosos que visam a preparação para terem um bom desempenho no calendário de competições que serão disputadas ao longo de 2022.

Um desses exemplos de preparação ocorre com o Colombo FC, uma das mais tradicionais equipes da cidade, que neste ano disputará não só a Liga de Colombo, mas também a primeira divisão da Copa Curitiba, competição que abrange 20 equipes da capital e da Região Metropolitana.

O torneio é a maior competição não-federada do futebol amador na região, pois apresenta um alto nível de disputa entre os times envolvidos e serve como preparação para os outros torneios e ligas regionais. Disputado em três divisões, a equipe de Colombo teve uma rápida ascensão no torneio, conquistando o acesso da Série C para a B e o quarto lugar da segunda divisão da competição em 2019, garantindo a subida da equipe à elite da competição.

Para o Diretor de Comunicação e Marketing do Colombo FC, Dionata Rodrigues, a Copa Curitiba trouxe novos desafios para o clube, que precisou superar a distância dos jogos e os problemas com locomoção para garantir um calendário maior à equipe.

“Precisa ter uma vontade acima da média para ir bem na Copa Curitiba, já que nós não tivemos muitos jogos em casa e precisamos disputar a maior parte dos jogos longe do nosso domínio. Nós tínhamos um pouco de dificuldade para essas partidas nos campos mais distantes, enfrentando problemas para reunir os atletas e garantir o transporte para eles. Ainda assim, no final foi um processo benéfico e necessário para a gente pudesse manter um calendário extenso de atividades”, destacou o diretor.

Além disso, ele ressalta que a participação no torneio ajuda a fortalecer a imagem da equipe e do município no futebol amador regional, tornando Colombo um nome forte entre as equipes da região. “A gente pensou em construir algo fora de Colombo para ter nosso nome na Copa Curitiba, então não foi um processo fácil, mas nós nos empenhamos para fazer acontecer, conseguindo lidar bem com as dificuldades e chegando à disputa da elite do torneio”, completou Rodrigues.

A Copa Curitiba ainda não tem data definida para iniciar, mas a previsão é que a competição se inicie entre o final de fevereiro e começo de março.

 

Liga de Colombo

Clube busca não só fortalecer uma imagem mais profissional, mas também expandir a sua galeria de troféus

Apesar da importância e da relevância da Copa Curitiba, o principal objetivo da equipe neste ano será a disputa da Liga de Colombo, visando uma vaga para a disputa da Taça Paraná. “Nós somos bem ambiciosos e os nossos projetos para esse ano são não só a disputa da Copa Curitiba, mas também uma preparação forte para a Liga de Colombo, com a volta do Colombo FC na disputa da Série A pensando na conquista do campeonato, já que o nosso principal objetivo é chegar na Taça Paraná”, explicou o dirigente.

O diretor explica ainda que o clube já retomou as atividades com as suas categorias de base e que o time adulto ainda segue em processo de formação. Ainda assim, ele destaca que a equipe já possui uma base forte nesta categoria, com a maior parte dos atletas vindo de categorias inferiores, mesclando a juventude de seus jogadores com a experiência de outros atletas mais velhos.

O dirigente acredita que o clube formará uma equipe competitiva já para a disputa da Copa Curitiba e destaca também a dificuldade oferecida pela Liga de Colombo onde, segundo ele, sempre existe um número grande de times que chegam fortes para a disputa do título. Apesar dessa dificuldade, ele aposta na preparação que vem sendo exercida e na tradição que o Colombo FC tem na competição.

“Nós sabemos da nossa tradição, somos os maiores campeões da competição, então nós queremos chegar e mostrar um bom desempenho, já que nós pensamos justamente na disputa pelo título e pela vaga na Taça Paraná”, completou o diretor.

 

Categorias de base

Além dos amistosos e do início da preparação com as categorias de base do Colombo FC, o clube também fortaleceu o projeto da Colombo Academy, desenvolvido há quatro anos, mas fortalecido desde a última temporada. Para isto, a equipe trouxe o professor Gustavo Silva, profissional experiente no futebol e que será o responsável por coordenar as atividades de base do time.

Com isso, a intenção é promover uma visão mais profissional da equipe, que já começou a ser desempenhada através de visitas técnicas e amistosos contra clubes profissionais da região.

Hoje, o projeto conta com uma média de 60 atletas, divididos desde a categoria sub-15 até o sub-20, onde o objetivo principal é formar grupos fortes para a disputar também as principais competições juvenis.

“Ano passado nós disputamos a Curitiba Cup e a Life Cup, que são torneios de categorias de base. Então a gente está com essa visão de captação de atletas, desde a iniciação no esporte até o desempenho de alto rendimento, com o objetivo de apresentar uma aparência mais profissional para o clube e dar oportunidade aos jovens que chegam aqui e querem conquistar o seu sonho como jogador”, explicou Rodrigues.

Em 2022, além da disputa da Liga de Colombo Juvenil, o Colombo FC vai competir também na Curitiba Cup e no Torneio Metropolitano das categorias de base, com atletas de até 20 anos.

E se você tem o sonho de ser jogador de futebol ou conhece alguém que tem este desejo, nós temos uma boa notícia: o Colombo FC fará seletivas para as suas categorias de base nos dias 1, 3, 8 e 10 de fevereiro. Podem se inscrever, de maneira gratuita, atletas de 11 a 17 anos de todas as regiões. Os interessados podem efetuar a sua inscrição e buscar mais informações sobre o processo através da página @colomboacademy no Instagram.

Compartilhe nas Redes Sociais: