O Paraná conquistou o primeiro lugar no quadro total de medalhas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2021. O evento aconteceu na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, de 29 de outubro até o último dia 5 de novembro. Com um total de 79 medalhas – 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze – a delegação paranaense ficou na primeira colocação, seguida por São Paulo e Santa Catarina, respectivamente com 75 e 70 medalhas.

O Paraná compareceu nos JEBs com uma das maiores delegações. Foram 218 atletas, 47 técnicos e 19 dirigentes, num total de 284 pessoas representando o Estado.

Os paranaenses disputaram 17 modalidades: atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

O Estado também teve colombenses conquistando o ouro nos lançamentos de Martelo, Dardo e Disco, com as atletas Kimberly Cristiny de Souza e Adriane Faria Brennert. “Recebemos esse resultado dos Jogos Escolares Brasileiros com muita alegria. Comprova que o esporte do Paraná está no rumo certo. Planejamento, inovação e gestão. Esse é o caminho para superar desafios orçamentários”, afirmou o superintendente estadual do Esporte, Hélio Wirbiski.

Cristiano Barros Homem d’El Rei, diretor de esportes da Paraná Esporte, enfatizou a importância dessa ação conjunta de esforços para resultados importantes como esse. “O resultado do Paraná é uma conjugação dos esforços entre Governo do Estado, através da Superintendência Geral de Esportes, Paraná Esporte, e a Federação do Desporto Escolar do Paraná, junto com as instituições de ensino que acreditaram nessa retomada do esporte escolar no Estado”, disse. “Tivemos nossas fases regionais, fomos um dos poucos estados a realizar essa fase estadual na íntegra. E os resultados estão aí, nesse retorno dos Jogos Escolares Brasileiros, o Paraná recebe esse resultado de campeão geral no quadro de medalhas”, arrematou.

Compartilhe nas Redes Sociais: