Localizada no Centro de Colombo, a AMC Natação & Fitness (antiga Amaral), comandada pelo educador físico e especialista em Ciências do Esporte, Marcelo Carneiro e por sua esposa, também educadora física e economista Josefa Fernandéz Carneiro, completou 27 anos de existência neste primeiro semestre. Fundada em 1994 após uma análise de mercado, a AMC logo se tornou na principal referência da modalidade no município, formando atletas de alto rendimento e proporcionando aos colombenses os benefícios da natação. “A ideia foi trazer a natação para o município, que era carente dessa atividade física. Eu morava em Curitiba e assim que abrimos a escola trouxe minha família, minha esposa e minha filha, que na época tinha 3 meses de idade e viemos morar em Colombo”, relembra Marcelo. 

Ainda sob o nome de Escola Amaral, que já era referência na Capital, foi iniciada a equipe esportiva da instituição, que não demorou a representar o município de Colombo oficialmente. “Nós tínhamos alguns atletas que já despontavam na natação e criamos uma equipe de competição já no primeiro ano. Em dezembro de 94, nós já participamos de alguns festivais e competições. E a partir de 95, nós nos filiamos à Federação de Esportes Aquáticos do Paraná (FDAP), e demos continuidade ao calendário oficial de competições desde do mirim ao senior”, detalha o profissional.  

Por muitos anos, Colombo passou a se destacar em competições de nível estadual e até nacional. “Fomos muito fortes. Em 2001 fomos campeões dos Jogos Abertos do Paraná e ficamos no pódio da natação até 2012 no cenário estadual. Trouxemos bastante títulos para a cidade de Colombo com a equipe de natação. Foi muito gratificante. Em 2010 fomos disputar os Jogos Abertos Brasileiros e ficamos em segundo lugar no feminino e terceiro lugar no masculino”, destaca. 

Mesmo após o fim da parceria entre a AMC e o município, a academia seguiu disputando competições. “Tivemos participação em campeonatos estaduais e regionais. Agora, em 2020 estagnou toda a parte de competições e 2021 ainda não tem previsão de reabertura, mas a FDAP teve uma alteração na gestão e está colocando os calendários conforme a Confederação Brasileira”, afirma Marcelo. 

Trabalho personalizado 

A natação é o carro-chefe da AMC, mas há outros serviços voltados ao esporte e à qualidade de vida no local. “Hoje nós temos natação , musculação, atividades de condicionamento físico, hidroginástica, pilates e funcional”, lista Marcelo, que ressalta a personalização do trabalho feito na academia de acordo com os objetivos do aluno. “Nós preparamos fisicamente o aluno que quer uma determinada modalidade e trabalhamos para que haja um maior rendimento naquele esporte e também para a preparação de concursos, em que hoje está em voga a parte física. Há uma avaliação física, determina-se quais são as necessidade e trabalhamos especificamente para o rendimento e o objetivo do aluno”, explicou, apontando o thriatlon como uma das modalidades trabalhadas pela AMC. 

Pós-pandemia 

A chegada da pandemia do novo coronavírus, naturalmente, afetou em cheio o trabalho da AMC, com as constantes restrições. “A pandemia deu um grande baque no nosso setor da atividade física, que foi muito deixado de lado. Bateram numa ferramenta que poderia auxiliá-los como prevenção da parte respiratória, principalmente. Se não tivessem sido fechadas as academias, de forma geral, nós teríamos ajudando muito mais as pessoas na recuperação da pós-covid e na prevenção da parte respiratória, na parte fisiológica, no condicionamento físico. Já há várias pesquisas mostrando que temos uma diminuição do agravamento dos efeitos da Covid”, disse Marcelo.  

Agora, com a gradual reabertura, um dos focos de trabalho da AMC é atuar na recuperação de pessoas que tiveram Covid-19. “Atualmente, como resultado da pandemia, estamos trabalhando muito nesta parte de restabelecimento. Vamos trabalhar e auxiliar com os problemas das sequelas, pessoas que tiveram comprometidas a capacidade pulmonar em 25%, 40%, até 50%. Nós estamos auxiliando nesta parte com os alunos, nos dedicando a cada caso especificamente”, conta. 

Por fim, Marcelo destaca outros benefícios da prática esportiva, além da saúde. “Você faz um desenvolvimento do aspecto psicossocial de todos os atletas e alunos que participam da escola. Você tem o condicionamento físico, respiratório e em cima disso trabalhamos com valores de vida. A competição, a natação, as atividades físicas são muito regulares, e elas precisam de determinação, confiança, auto realização, e isso você consegue levar pra vida. Se você quer resultados, em qualquer área, você vai ter que ter uma determinação para atingir seus objetivos e isso é transferido da natação, do esporte, da academia, para a vida”, encerra. 

Compartilhe nas Redes Sociais: