Foto: Eduardo Taborda

Foto: Eduardo Taborda

Uma equipe de Karatê de uma academia do bairro São Dimas está se destacando no cenário esportivo do estado, tudo porque quatro atletas estão disputando uma vaga para a próxima fase do Campeonato Paranaense de Karatê 2022, o evento tinha sido suspenso por dois anos devido à pandemia de covid-19.

Em busca de mais destaque nesta modalidade, os atletas se prepararam bastante para competir no campeonato, todos eles se classificaram para a segunda etapa do evento, e agora se concentram para chegar à final.

Maria Augusta Ruy Barbosa, a sensei Guta, como é conhecida se diz muito feliz com o resultado inicial de sua equipe. “Eu tenho certeza do potencial deles, eles se dedicam bastante e estão sempre focados no melhor, e principalmente prontos para disputar o campeonato, a academia acredita bastante neste projeto”, inicia Guta.

Guta treina esta equipe desde 2016, e disse ainda que mesmo com poucas condições a equipe tem sonhos e planos, e que deseja conquistar junto com o seus alunos.

Dentro desta equipe de vencedores, a pequena atleta Isabele (12), é uma das destaques, isso porque mesmo com a pouca idade Isabele já conquistou diversas medalhas, entre elas o primeiro lugar na categoria kumite. Ela conta que todas as vezes que sobe ao tatame sente algo especial. “Quando está no pódio a gente lembra do quanto a gente se dedicou e se esforçou para estar lá”, diz Isabelle, que treina na academia à 4 anos. O seu principal objetivo é chegar nas olimpíadas e principalmente se tornar sensei no karatê, ela conta que a sua inspiração é a própria sensei. “Ela é muito linda, muito especial e principalmente competente, e isso me inspira muito”.

Os irmãs gêmeos Lucas Gabriel Macedo Bilinsk de 9 anos e Davi Wilson Macedo de 9 anos, também conquistaram medalhas em diversas competições. Davi diz que o karate não é somente um esporte, mas sim uma disciplina. “No futuro eu quero montar uma academia, ser sensei e com certeza conquistar o mundial de karatê”, afirma Davi.

A equipe busca patrocinadores para financiar os gastos com as viagens para poderem competir, já que as etapas serão realizadas em cidades do interior do Paraná.

Compartilhe nas Redes Sociais: