Em dez dias, a campanha Doe Sangue pelo Esporte, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) de Curitiba, já conseguiu 326 doações, que totalizaram 146,5 litros de sangue e que poderão ajudar e salvar até 1.304 vidas. Em cada doação é coletada uma média de 450ml de sangue, que podem ajudar até quatro pessoas.

A campanha conta como contrapartida social para os atletas incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, mas a comunidade em geral e os amigos do esporte e lazer da cidade também podem participar. A ação solidária Doe Sangue pelo Esporte também incentiva a doação de medula óssea e segue até o dia 31 de julho. No ano passado foram feitas 494 doações de sangue.

Além das camisas autografadas dos três times da capital, Athletico, Coritiba e Paraná Clube, neste ano haverá sorteio de outros itens de equipes da cidade, como camisas de futebol americano, bola de vôlei, camiseta de rugby, camisetas de vôlei de praia, camiseta do parabadminton e um kimono de judô, todos doados por atletas e entidades esportivas de Curitiba.
O sorteio destes itens será feito pela comissão municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba, no dia 2 de agosto, e transmitido pela página do Facebook da Smelj.

Neste ano, os bancos de sangue parceiros da iniciativa são o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar e o Hemonúcleo (HN) – Biobanco do Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba.

As doações de sangue devem ser previamente agendadas pelos sites do Hemepar ou Hemonúcleo Biobanco. Nos dois sites, além da agenda com os horários disponíveis, também é possível tirar dúvidas sobre os requisitos necessários para doação de sangue.

Compartilhe nas Redes Sociais: