Empresas de telefonia e bancos lideraram atendimentos no Procon em 2021

O levantamento do Procon/PR traz outras informações relevantes para a população, entre elas a lista das 75 empresas com maior número de atendimentos, incluindo todos os tipos – informação ou simples consulta até abertura de processo administrativo. Empresas de telefonia e bancos têm o maior volume de atendimentos.

O documento traz também a relação das empresas com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolutividade superior a 70%, ou seja, as que mais resolveram os casos reportados.

Outro destaque são os assuntos e problemas mais recorrentes em 2021. O relatório mostrou que o grupo do banco comercial foi um dos campeões de reclamações, somando 1.141 casos, o que se explica pelo cenário econômico que levou o consumidor a buscar auxílio na negociação de débitos e financiamentos.

Outro problema que aparece no topo da lista, com 3.640 reclamações, é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. De acordo com a chefe do Procon/PR, Claudia Silvano, o consumidor não encontra uma solução espontânea junto aos canais de atendimento das empresas, o que faz com que busque auxílio nos órgãos de defesa do consumidor.

O Procon/PR oferece ao consumidor diversas formas de atendimento. Uma delas é a simples consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços.

“A plataforma tem se mostrado cada vez mais efetiva, uma vez que possibilita a interlocução direta entre os consumidores e fornecedores de forma online, o que faz com que o cidadão não precise se deslocar para reclamar. Em 2021, a plataforma apresentou o índice de 80% de resolução dos casos”, destacou a chefe do Procon/PR, Claudia Silvano.

Outra modalidade é a CIP (Carta de Informações Preliminares), que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores, com prazo médio de 10 dias.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

COMBOIO DO EXÉRCITO COM 180 TONELADAS DE DOAÇÕES PARA O RS FAZ PARADA TÉCNICA EM CURITIBA.

Um comboio de carretas que saiu de Brasília no sábado (11), com cerca de 180…

1 dia ago

COLOMBO – DIA 26 DE MAIO FERIADO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO

A Prefeitura de Colombo informa por meio da Lei 268/1987 e sua regulamentação contida no…

1 dia ago

GRECA INAUGURA ESTAÇÃO PRISMA SOLAR AGRÁRIAS, UM MARCO DA NOVA ERA DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA

Climatizada, autossustentável e pronta para a eletromobilidade. A Estação Prisma Solar Agrárias foi inaugurada nesta…

1 dia ago

PROTEÇÃO DAS LAVOURAS NO PARANÁ: SERVIÇO ALERTA GEADA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta…

1 dia ago

SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 5% NO 1º TRIMESTRE DO ANO NO PARANÁ; TURISMO AVANÇA 2,7%

O volume do setor de serviços do Paraná cresceu 5% no primeiro trimestre de 2024,…

1 dia ago

AJUDA RS: SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO ABRE PARA RECEBER ARRECADAÇÕES

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento será o novo ponto de coleta para a arrecadação…

1 dia ago