Colombo

Empresário de Colombo transforma luto em luta e investe em educação para crianças em vulnerabilidade

A dor de uma perda pode ser o gatilho emocional para transformar a vida de outras pessoas. É o que demonstra a história do Lar Escola Luciane Mary Paris, localizado no bairro Arruda, em Colombo. Fundado em 2011, o local atende a mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social de Colombo de forma gratuita e em período integral.

Para além da viabilização da educação em diversas áreas e de uma alimentação completa ao longo do dia, o Lar Escola ainda dá tranquilidade aos pais que precisam trabalhar o dia todo e não têm com quem deixar os pequenos. O projeto é fruto da cabeça e do coração de Irineu Paris.

A motivação para dar início a uma iniciativa tão valorosa veio de um trauma familiar. Em 1989, Irineu perdeu sua filha, de 10 anos de idade, em um acidente fatal. O nome da pequena foi eternizado no Lar Escola, e se tornou sinônimo de dedicação, carinho e afeto, causando um impacto muito positivo na vida das comunidades ao redor da unidade.

“Desde antes do falecimento da minha filha eu frequentava e era um colaborador ativo do Lar Escola Doutor Leocádio José Correia, no Santa Cândida, em Curitiba. Quando ela partiu, surgiu a ideia de que eu poderia fazer um projeto assim”, contou Irineu. “É uma homenagem à minha filha, e também uma retribuição do amor que Deus me deu. Venho de origem humilde, moro em Colombo há mais de 50 anos e consegui muitas vitórias, então entendi que esta era uma boa forma de devolver um pouco de tudo o que recebi”, continuou.

Segundo Irineu, o projeto inicial era para que o espaço atendesse 400 crianças simultaneamente. “Entreguei o projeto pronto na mão dos engenheiros. Com as adequações, acabamos fixando nessa capacidade de mais de 200 crianças”, explicou o empresário.

“Hoje somos um exemplo de que, com empenho e força de vontade, é possível realizar grandes projetos em prol de quem mais precisa. São 210 crianças no período integral, que recebem uniforme, material escolar da Positivo, alimentação de qualidade e são assistidas por uma equipe de 50 funcionários qualificados”, enalteceu Irineu Paris. “Atualmente, 80% das crianças atendidas são de comunidades carentes da região, e 20% são filhos de funcionários de nossas empresas que têm salários menores”, relatou.

A memória da pequena Luciane Mary Paris, musa inspiradora do projeto, também foi eternizada em uma obra do artista plástico Luiz Carlos Dalla Vecchia, instalada na entrada do Lar Escola. Dalla Vecchia foi um grande nome da arte e da cultura de Curitiba e região, amigo pessoal de Irineu, e faleceu no último dia 15 de março, deixando marcada também sua arte no local.

ENSINO – O Lar Escola Luciane Mary Paris oferece aulas da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental 1. A base de atuação do projeto social, segundo Elisabete Mary Paris Curce, uma das coordenadoras do Lar Escola, é proporcionar estudo e conhecimento através de atividades diárias, fomentando o desenvolvimento das crianças e ampliando as possibilidades de um futuro melhor para elas e suas famílias.

“Acreditamos na importância do fortalecimento de laços, no fortalecimento do vínculo familiar, para que a criança tenha condições de continuar com seus pais, e para que eles tenham a tranquilidade de correr atrás do sustento da família enquanto seus filhos são bem cuidados”, afirmou Elisabete. “O trabalho vai além do dia a dia com as crianças. Incentivamos os pais a serem participativos na vida delas de uma forma harmoniosa, o que faz toda a diferença no processo de desenvolvimento da garotada”, complementou.

MATRÍCULAS – As inscrições são abertas a partir do mês de agosto e podem ser feitas diretamente na secretaria do Lar Escola. Após o preenchimento de uma ficha, para critérios de avaliação, uma equipe de profissionais vai até a casa dos pais interessados para conhecer a realidade da família.

São avaliadas as necessidades das crianças, a forma como são cuidadas de uma maneira geral e como o projeto pode impactar de forma positiva a vida delas e dos pais.

Após ingressarem no projeto, os alunos têm, além do currículo básico educacional, acesso a atividades envolvendo brincadeiras e jogos lúdicos, explorando a fase da brincadeira e também de maior absorção de conhecimento por parte dos pequenos.

Durante o período em que permanecem no Lar Escola, as crianças têm acesso a três refeições completas e balanceadas, preparadas na própria unidade sob a supervisão de nutricionista.

ESTRUTURA – Manter uma iniciativa tão robusta naturalmente gera custos elevados. Segundo Irineu Paris, a estimativa é de que toda a engrenagem tenha um custo mensal médio de R$ 130 mil. “Nós inovamos em nossas práticas empresariais para viabilizar, por meio de uma boa gestão, a obtenção de recursos que garantem o funcionamento do Lar Escola”, contou.

O empresário destacou que as empresas do Grupo Luciane realizam uma ação intensa de reciclagem que cobre boa parte dos custos mensais do projeto social. “Nós vendemos tudo, do papelão aos metais e vidros quebrados. Isso rende, em média, R$ 80 mil por mês. Além disso, cerca de 20% dos custos mensais são cobertos por meio de doações e colaborações da comunidade e de empresários parceiros, e o restante eu custeio do meu próprio bolso”, detalhou Irineu.

“Trata-se de um investimento que dá um retorno social muito maior do que o que é aplicado financeiramente. Do jardim ao 5º ano, essas crianças têm acesso à educação de qualidade e a diversas atividades extracurriculares, como aulas de inglês, música e capoeira, por exemplo”, salientou Irineu. “Nosso próximo passo é renovar o laboratório de informática, para melhorar ainda mais a condição de aprendizado dos alunos”, celebrou.

O Lar Escola Luciane Paris fica localizado na rua José Beira da Silva, 417, no bairro Arruda, em Colombo. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Interessados em conhecer mais sobre o projeto e colaborar com o desenvolvimento e ampliação da iniciativa podem obter outras informações pelo site www.larescolaluciane.com.br ou pelo telefone (41) 3656-2535.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SEMANA EM COLOMBO SERÁ COM DIAS DE SOL E NUBLADO, MAS COM POUCA CHUVA

A semana em Colombo começou com sol entre nuvens.  A previsão do tempo para hoje…

2 horas ago

CÃES E BOMBEIROS DO PARANÁ EMBARCAM PARA O RIO GRANDE DO SUL PARA AJUDAR EM RESGATES

O Governo do Paraná segue prestando o apoio ao Rio Grande do Sul com o…

6 horas ago

PEDAL EM COMEMORAÇÃO AOS 24 ANOS DO PARQUE GRUTA DO BACAETAVA É ADIADO

Diante das previsões que apontam grandes possibilidades de chuvas na manhã do domingo (19), o…

7 horas ago

CURITIBA SEDIA NESTA SEMANA O 14º FÓRUM DA INTERNET NO BRASIL

Curitiba se prepara para sediar o 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB14), principal evento…

8 horas ago

GINÁSIO DE ESPORTE SANTA TEREZA É REINAUGURADO APÓS REVITALIZAÇÃO

A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o…

1 dia ago

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

2 dias ago