Categories: DestaqueRegional

Diretores de hospitais da RMC assinam carta à população

Nesta terça-feira, 16, diretores técnicos e médicos de 28 hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Curitiba divulgaram uma carta aberta à população pedindo para que as medidas restritivas impostas sejam cumpridas e que as pessoas respeitem as ações de prevenção contra a Covid-19, como o isolamento social. “Estamos passando pelo momento mais crítico da Pandemia desde o seu início, enquanto aguardamos maior número de vacinas, entendemos que foi indispensável determinar o lockdown, atitude mais dura e impopular, no entanto, acertada para interromper o avanço descontrolado do contágio do Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde da capital”, diz o texto.

A carta também destaca a exaustão de recursos. “Os diretores Técnicos dos hospitais, cientes da sua responsabilidade de garantir a segurança da assistência e zelar pela boa pratica médica de suas equipes vem a público demonstrar a sua preocupação quanto ao esgotamento absoluto dos recursos para manter o atendimento dentro dos padrões exigidos (…)”.

Confira a carta na íntegra

Alertamos os nossos clientes/usuários que o momento da Pandemia Covid-19 é dramático, trata-se de um inimigo invisível e devastador, que não distingue escolaridade, raça, credo, ou poder aquisitivo. O total de casos ativos e de óbitos é o maior desde o início da pandemia. Com as novas cepas mais transmissíveis, temos maior número de pessoas doentes, como o vírus não circula sozinho ele precisa de contato entre as pessoas para disseminar a doença, por consequência, exigindo mais leitos e infraestrutura de atendimento.

Para atender a crescente demanda, leitos foram ampliados nos hospitais públicos e privados de Curitiba e Região Metropolitana, e todos estão já ocupados inclusive estamos com pacientes críticos em unidades de emergência aguardando vagas nas Unidades de Terapia Intensivas.

Neste momento, estamos extremamente limitados para novas ampliações, ou por falta de infraestrutura (espaço físico, equipamentos) ou ausência de equipes para operacionalizar outros espaços. Nossas equipes têm atuado de forma dedicada e competente para manter o atendimento aos que necessitam, mas a sobrecarga de trabalho e a duração desta pandemia tem abatido a energia de todos, no entanto, continuamos atuando por responsabilidade profissional, solidariedade e heroísmo.

Os diretores Técnicos dos hospitais, cientes da sua responsabilidade de garantir a segurança da assistência e zelar pela boa pratica médica de suas equipes vem a público demonstrar a sua preocupação quanto ao esgotamento absoluto dos recursos para manter o atendimento dentro dos padrões exigidos, mesmo em nossa cidade que tem um sistema de saúde muito bem organizado e reconhecido nacionalmente.

Estamos passando pelo momento mais crítico da Pandemia desde o seu início, enquanto aguardamos maior número de vacinas, entendemos que foi indispensável determinar o lockdown, atitude mais dura e impopular, no entanto, acertada para interromper o avanço descontrolado do contágio do Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde da capital.

Tal atitude garante o distanciamento social obrigatório e a redução da transmissibilidade do vírus, caso contrário, não haverá leitos em quantidade suficiente para atender a população. Em respeito aos princípios da Bioética e da boa prática médica ressaltamos que o único propósito desta comunicação é o de alertar para a gravidade da situação e solicitar que nos ajudem na missão de preservar vidas.

16 de março de 2021
Diretorias Técnicas Médicas dos Hospitais:

Hospital Angelina Caron
Hospital Cardiológico Constantini
Hospital Cruz Vermelha
Hospital das Nações
Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz
Hospital de Olhos do Paraná
Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier
Hospital do Idoso Zilda Arns
Hospital do Rocio de Campo Largo
Hospital do Trabalhador
Hospital Erasto Gaertner
Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba
Hospital IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia
Hospital Marcelino Champagnat
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital Pequeno Príncipe
Hospital Pilar
Hospital Santa Madalena Sofia

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • É triste saber que chegamos a essa situação, mas cadê os hospitais de campanha montados no começo da Pandemia em 2020?
    O $ que foi liberado para as prefeituras e governos?
    Materiais como leitos e equipamentos de UTI?
    SUMIU DO NADA?
    E O PIOR DA PREFEITURA DE COLOMBO,
    O HOSPITAL SANTA CASA, SENDO LEILOADO E VENDIDO EM PLENA PANDEMIA, COM NECESSIDADE DE TERMOS UM EM NOSSA CIDADE PARA SUPRIR OS ATENDIMENTOS E DESAFOGAR OS DE CURITIBA.
    E AÍ ONDE FOI PARAR A VERBA?
    O POVO FAZ A PARTE DELE EM VOTAR EM PREFEITO E GOVERNADOR PARA MELHORAR NOSSO ESTADO E CIDADE, MAS INFELIZMENTE NÃO CUMPREM ELES COM AS NECESSIDADES DO POVO E A PROMESSA DAS CAMPANHAS, NUNCA CUMPREM.
    ATÉ QUANDO SEREMOS VITIMAS DA POLITICAGEM?
    INFELIZMENTE NOSSO BRASIL NUNCA MAIS SERÁ O MESMO DEPOIS QUE ISSO PASSAR E SE PASSAR?

Recent Posts

01 DE MAIO – DIA DA LITERATURA BRASILEIRA: CONFIRA 4 AUTORES QUE MAIS SÃO COBRADOS NO VESTIBULAR

Hoje (01) é celebrado o Dia da Literatura Brasileira, e um grande número de estudantes está…

5 horas ago

NO DIA DO TRABALHO, DEFENSOR PÚBLICO PEDE REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE ACOLHIMENTO DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA

Nesta época em que comemoramos o Dia do Trabalho muito se fala sobre as lutas…

6 horas ago

Feriado do Dia do Trabalho deve ser com sol em Colombo

Esta semana iniciou com sol, em Colombo, e deve permanecer assim nos próximos dias. Para…

1 dia ago

PARLAMENTARES MIRINS DE COLOMBO VISITAM A ASSEMBLEIA

Na tarde dessa segunda-feira (29), 14 parlamentares mirins de Colombo, conheceram a sede do poder…

1 dia ago

Curitiba recebe 3ª Feira de Dia das Mães com mais de 190 expositores

Curitiba recebe a 3ª Feira de Dia das Mães no começo do mês de maio,…

1 dia ago

Aluno Energia tem inscrições abertas até esta quinta

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições…

2 dias ago