Com o processo de vacinação avançado em todo o país e com boa parte da população local já imunizada, aos poucos as atividades básicas nas nossas rotinas vão sendo retomadas.

Nestes quase dois anos de pandemia, a área da educação foi severamente impactada, já que as restrições impostas pela covid-19 levaram a diversas ações e mudanças que buscavam dar continuidade às atividades do sistema educacional.

De acordo com uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), os principais riscos decorrentes da suspensão das aulas presenciais estavam relacionados ao comprometimento do calendário escolar, os retrocessos do processo educacional e da aprendizagem dos estudantes, além dos danos estruturais e sociais para os alunos, principalmente nas famílias de baixa renda, podendo culminar também no abandono e no potencial aumento da evasão escolar.

O MEC também considera que as existentes fragilidades na estrutura social do Brasil agravam ainda mais esse cenário para as famílias que já se encontravam em situação de vulnerabilidade social antes da pandemia.

O Vice-prefeito e Secretário Municipal da Educação, Professor Alcione Giaretton, ressalta a importância do momento e a necessidade de que as crianças retornem ao ambiente escolar: “Chegou o momento de colocarmos os alunos novamente dentro da sala de aula. Eles já tiveram um prejuízo imenso nos últimos anos, então existe um comprometimento das escolas, da direção, da equipe pedagógica, dos professores, para motivar essa vinda dos alunos”, destaca o Secretário. “Precisa ser uma ação conjunta os profissionais da educação, mas principalmente também da família das crianças, que devem se dedicar mais aos seus filhos, dar uma atenção especial e atender as necessidades deles. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos recuperar esse tempo perdido”, completou.

Segundo ele, diferentemente do ano passado, a volta às aulas presenciais em 2022 é obrigatória e será feito um programa de acompanhamento por parte das autoridades municipais para garantir a presença das crianças em sala de aula.

“Se esse aluno não estiver vindo para a escola, primeiro a gente faz um comunicado para a família e depois comunicamos o Conselho Tutelar para fazer a busca, trazer esse aluno para dentro da escola. As exceções serão as crianças que tenham tenha algum problema ou comorbidade que precisa de uma atenção especial. Nesses casos, iremos adaptar o acompanhamento destes alunos com a família”, explicou Professor Alcione.

Desta maneira, após um longo período de atividades remotas e de tentativas de desenvolver o sistema híbrido de ensino, alternando entre aulas presenciais e à distância, a rede de ensino público vai retomar as atividades presenciais em sua integralidade. Nas escolas estaduais, o retorno foi iniciado já no começo dessa semana, enquanto as aulas municipais em Colombo se iniciarão na próxima segunda-feira (14).

O Secretário da Educação salientou que a recuperação das atividades educacionais ocorrerá de maneira gradativa, mas que os trabalhos para que isto se concretize já foram iniciados. “Estamos reestruturando as escolas, dando mais qualidade aos espaços e ao material, pois o material, a estrutura e os profissionais vão garantir a reposição do conteúdo aos estudantes”.

Assim, uma série de medidas foi tomada para garantir o retorno seguro à sala de aula, com manutenção nas escolas, capacitação dos profissionais da educação, distribuição de kits e materiais aos alunos, além de toda a preparação do ambiente de estudos. Confira as principais ações desenvolvidas para o retorno às aulas no município.

PESSOAL

Na última semana, o Prefeito Hélder Lazaratto, acompanhado do Professor Alcione e dos profissionais da Secretaria de Educação, se reuniu com as equipes de direção e coordenação pedagógica das escolas municipais, oportunidade aproveitada para apresentar as medidas de segurança que serão adotadas no retorno às aulas.

“Desde o ano passado, foram feitas parcerias com a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Saúde, onde desenvolvemos ações de capacitação aos professores. Além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara, álcool em gel, tudo para garantir uma condição segura aos alunos e aos professores”, explicou o Secretário da Educação.

Além disso, o Professor Alcione destaca também a atenção e o acompanhamento da vacinação infantil no município. “Outra questão também foi a preocupação nossa com a vacinação dos nossos alunos. Nós podemos perceber que a cidade já está bem adiantada nesse sentido, com praticamente todos os alunos da faixa etária escolar já tendo recebido a primeira dose”, ressaltou.

Para garantir as condições mais adequadas no retorno às aulas, foram realizadas diversas ações de capacitação aos servidores da educação, além de ter sido reforçado o quadro de funcionários da rede municipal de ensino. Os novos diretores já estiveram reunidos com as equipes da Secretaria da Educação, de quem receberam as orientações para que o processo educacional esteja alinhado em todo o município.

Também foram contratadas novas merendeiras, que também foram instruídas nas questões relacionadas ao manuseio dos alimentos, higiene e limpeza dos ambientes, além da organização de filas para que se evite tumultos e aglomerações dos estudantes.

UNIFORME E MATERIAIS

Não serão somente os kits com equipamentos de proteção individual que serão distribuídos aos professores e alunos da rede municipal de ensino. Também serão entregues materiais de expediente para as secretarias das escolas e kits escolares para os alunos.

Segundo o Secretário da educação “os pais não precisam se preocupar em estar comprando o material, pois eles vão ganhar caderno, lápis, caneta, borracha, todo aquele material básico para usar no dia a dia serão recebidos pelos alunos”, destacou Professor Alcione.

Além disso, no encontro da última semana, também foram apresentados os novos uniformes que serão utilizados pelos estudantes do município. “Para este ano, será entregue um kit completo com mochila e uniforme, que conterá duas camisetas, calça, shorts, saia-shorts para as meninas, dois pares de meia e um par de tênis para todos os alunos. Já para as crianças menores, ao invés do tênis, serão distribuídas sandálias do tipo papete ou aqueles sapatos com fechamento por velcros”, destacou o Secretário da Educação. Apesar da novidade, os novos materiais não dispensam a utilização dos antigos uniformes, que ainda poderão ser usados pelos alunos

Já na metade do ano, está prevista a entrega do uniforme de inverno, com blusas e jaquetas que serão entregues aos alunos, buscando garantir que as crianças tenham condições de conforto e um material de qualidade durante as aulas. De acordo com o Professor Alcione, o material já foi licitado e está em processo de confecção, devendo ser entregue aos estudantes até o início de março.

TECNOLOGIA

Também foram feitos investimentos em tecnologias que reforçarão as atividades escolares. Segundo o Secretário da Educação, serão entregues 400 computadores para serem utilizados nas secretarias, salas dos professores e salas de aula, com o objetivo de introduzir no município o livro de chamadas online, assim como é feito na rede estadual, buscando facilitar a vida dos tutores, o acompanhamento dos pais e trazendo mais dinamismo aos trabalhos desenvolvidos na escola.

Para isto, foram instaladas redes de internet em todas as escolas de Colombo, além de também terem sido entregues mesas interativas para a educação infantil, que funcionarão como computadores nesta fase do aprendizado.

Essas ações buscam trazer maior praticidade às instituições de ensino, já que se torna possível a transmissão imediata de notas, faltas, resultados das atividades e planos de aula, aprimorando a comunicação entre os pais e as escolas.

OBRAS E MANUTENÇÃO

Além dos investimentos em recursos humanos e tecnológicos, a Secretaria de Educação investiu também em um extenso programa de obras das escolas e CMEIs, com mais de 20 unidades passando por esse processo de manutenção e reforma, além de estarem previstas outras ações do tipo que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, também foram realizados serviços de roçada, manutenção e limpeza de todas as escolas e CMEIs do município.

Por fim, o Professor Alcione disse entender os desafios do momento, mas afirmo que as equipes da Educação estão comprometidas para garantir uma retomada eficiente e segura nas aulas da rede de ensino municipal.

“O mundo mudou, as coisas mudaram e nós precisamos entender isso. Levantar os nossos olhos, a nossa cabeça e voltar o nosso coração pra isso. Vamos nos debruçar sobre o compromisso de retomar a educação com força, porque ela é a nossa mola precursora da evolução, do desenvolvimento, da formação do ser humano. Então nós temos que entender esse compromisso de que a educação tem de transformar o ser humano. Agora é a hora de deixarmos as diferenças de lado, as críticas destrutivas de lado e juntos construir um mundo melhor com uma educação de qualidade”, finalizou o Secretário.

Compartilhe nas Redes Sociais: