Categories: Regional

Curitiba torna setembro o mês da educação para o trânsito

Curitiba ampliou a Semana Nacional do Trânsito (SNT) – celebrada de 18 e 25 de setembro – com o desenvolvimento de ações educativas e de conscientização durante todo o mês. Na programação estão campanhas de respeito à faixa de pedestres, facilidades online para o cidadão que precisa de serviços na área, um programa voltado à inclusão no trânsito e incentivo para que o motorista não dirija se ingerir bebida alcoólica.

Desde o início da semana, agentes de trânsito e guardas municipais estão engajados na ação de reforço à prioridade de travessia nas faixas de pedestre sem semáforos. Iniciada pela região central, a atividade continua até o fim do mês e passará pelos bairros.

Não dirigir após beber é o foco da campanha Deixe seu Carro em Casa, que será desenvolvida em parceria com a iniciativa privada, em bares, restaurantes e casas noturnas, a partir do dia 18.

Iniciativas pioneiras

Ao longo do mês também acontece o lançamento oficial do programa Trânsito para Todos, encabeçado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Além de projetos específicos para pessoas com deficiência, o programa contempla o Na Sua Pele, que busca sensibilizar os motoristas, pela empatia e pelo conhecimento, sobre as limitações do outro.

De acordo com a EPTran, a iniciativa é inédita no Brasil. Esse pioneirismo também tem outra vertente: já está disponível a indicação de condutor online para multas de trânsito. Com a inovação, Curitiba se tornou a primeira cidade do País a oferecer a facilidade ao cidadão.

A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito na capital, com a participação das instituições públicas e privadas envolvidas no trânsito, será no dia 18, às 10h30, no Salão de Atos do Parque Barigui. O mês terá ainda palestras e vivências em escolas.

Veículos abandonados

A Prefeitura continua com a ação do Xô, Tranqueira, que consiste em retirar das ruas carcaças de veículos abandonados, com o serviço de guincho. A iniciativa era um anseio da população atendido pela atual gestão municipal.

Foram retirados das ruas 423 veículos abandonados desde março de 2018, quando o serviço de guincho voltou a operar na cidade.

Somando-se a veículos removidos em blitzes e situações de rotina, como estacionamento irregular, as remoções ultrapassam 6,5 mil. Também já foram feitos 16 leilões de veículos não retirados do pátio pelos proprietários.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

‘VELHO’ RADINHO DE PILHA SALVA A COMUNICAÇÃO E VIRA ITEM DE SEGURANÇA NO RS

Os rádios de pilha se tornaram itens essenciais na comunicação com pessoas afetadas pelas enchentes…

21 horas ago

PCPR DEFLAGRA OPERAÇÃO EM COLOMBO CONTRA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ENVOLVIDA EM JOGOS EM REDES SOCIAIS.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para cumprir seis ordens judiciais contra…

22 horas ago

PARANÁ CLUBE E MEIA MARATONA INTERNACIONAL ARRECADAM 40 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

Curitiba demonstrou solidariedade frente às inundações no Rio Grande do Sul. Durante o fim de…

23 horas ago

PALESTRA SOBRE COMBATE AO ABUSO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MARCA AS AÇÕES DO MAIO LARANJA.

A Prefeitura de Colombo iniciou as ações, em alusão a Campanha Maio Laranja, com a…

23 horas ago

DEPUTADA FEDERAL AMÁLIA BARROS MORRE AOS 39 ANOS EM SÃO PAULO

Morreu na madrugada deste sábado a deputada federal Amália Barros (PL-MT). Ela estava internada no…

23 horas ago

NÚMERO DE VÍTIMAS DAS CHUVAS SOBE PARA 143 NO RIO GRANDE DO SUL

Boletim divulgado às 9h deste domingo (12) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul…

1 dia ago