O Governo do Estado lançou na última segunda-feira, 22, um Posto Avançado da Agência do Trabalhador da Cultura dentro da Superintendência-Geral da Cultura, no Centro de Curitiba, a primeira voltada exclusivamente ao setor cultural no País. Participaram da cerimônia de lançamento o secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; e a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para que a Agência funcione anexa à Sala do Artista Popular, dentro da sede da Superintendência-Geral da Cultura.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ressaltou o impacto negativo da pandemia no setor cultural e a importância de facilitar a retomada da geração de empregos. “O setor de eventos foi o primeiro a parar e o último que está voltando. O desemprego foi imenso. As pessoas estão com sede de arte, de cultura, de festas, de lazer e de se reencontrar. A arte é o alimento da alma. Que essa Agência possa levar muitas pessoas a terem a oportunidade de salvar a alma através da arte”, afirmou. 

A Agência do Trabalhador da Cultura é vinculada à Agência do Trabalhador de Curitiba e serve como um posto para o atendimento e cadastramento de trabalhadores e trabalhadoras autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) das variadas atividades culturais. Dessa forma, a Agência irá promover o encontro entre quem está disponível para trabalhar com quem precisa montar equipes e elencos para contratos e projetos específicos. Além disso, a intenção é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de Cultura no Estado. “Nossas equipes já estão trabalhando na busca ativa de vagas junto às mais de 4.800 empresas que fazem parte do sistema SIC.Cultura. Porém, sabemos que esse universo é muito maior e não pouparemos esforços para mapear esse potencial de postos de trabalho nas áreas culturais”, disse a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Interessados em fazer o cadastramento na Agência do Trabalhador da Cultura podem acessar os aplicativos Sine Fácil ou Paraná Serviços ou ir pessoalmente ao Posto Avançado, na Rua Saldanha Marinho, 240, no Centro de Curitiba.

Compartilhe nas Redes Sociais: