O programa Rosto da Cidade, que está revitalizando Centro Histórico de Curitiba, entra em uma nova fase. Além da limpeza, pintura e aplicação de resina antipichação em imóveis históricos, uma parceria com a Associação Comercial do Paraná e a Associação de Condomínios Garantidos do Brasil levará painéis de azulejos com poesias à região.

“A ideia é fazermos um roteiro com poesias dos grandes poetas paranaenses”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

“Essa é mais uma parceria que nós e a ACP faremos para trazer os curitibanos de volta ao Centro da cidade”, explicou o prefeito.

Em breve serão definidas as ruas e os locais onde serão instalados os novos painéis.

“Estas parcerias ajudam a manter e conservar os imóveis já revitalizados. A ACP e a Associação de Condomínios Garantidos têm feito este trabalho em alguns espaços e a conscientização dos comerciantes. Com isso, os turistas e os curitibanos voltam ao Centro e ajudam no desenvolvimento”, disse a secretaria municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias.

Para Camilo Turmina, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, o programa Rosto da Cidade é fundamental para os comerciantes da região central e os painéis com poesias serão mais um atrativo para quem passa pelo Centro.

“Com este programa e os novos painéis estamos dando vida ao Centro e evitando a degradação dos imóveis”, disse Turmina. 

Até agora, 20 imóveis públicos já foram revitalizados pelo programa Rosto da Cidade e há outros 60 particulares inseridos – 20 já pintados e com aplicação gradativa de resina e cinco com pintura em andamento. O programa também prevê melhorias na iluminação e acessibilidade.

Com seis etapas, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

Compartilhe nas Redes Sociais: