A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com as comunidades indígenas e 19 prefeituras do Norte do Estado, realizarão, entre os dias 26 e 30 de abril, a I Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná. A ação será virtual, pelos canais de comunicação (Facebook/Instagram) das prefeituras, UENP e IFPR – Campus Jacarezinho.

A mostra divulgará a produção cultural e artística de quatro comunidades indígenas da região. Compõem a programação exposição fotográfica, produções audiovisuais e posts informativos que trarão conteúdos sobre os povos indígenas do Norte do Paraná.

Segundo a organização, a mostra foi concebida no ano passado, período em que a Universidade apoiou os municípios e as comunidades indígenas na implementação da Lei Aldir Blanc. Santa Amélia e Tomazina, onde se encontram, respectivamente, as terras indígenas Yvyporã Laranjinha e Tekoa Pinhalzinho, foram dois dos municípios beneficiados. Para a Mostra, o convite foi estendido também a membros das comunidades de Abatiá (YwyPorã/Posto Velho) e de São Jerônimo da Serra (Barão de Antonina). “Precisamos, com muita urgência, contribuir para difundir a produção cultural dos povos indígenas da nossa região. Esta Mostra, que integra o nosso Programa de Desenvolvimento Cultural da região, é o primeiro passo para que possamos, a curto prazo, fomentar outras ações e ajudar na implementação de políticas públicas para os povos originários”, disse o coordenador do projeto e diretor de Cultura da UENP, James Rios.

O morador da terra indígena Pinhalzinho, Awa Nimboadju (Reginaldo) enfatizou a importância da Mostra nesse tempo de pandemia. “Este é o momento de dar visibilidade à nossa cultura, aos nossos costumes, às nossas organizações sociais e política e, principalmente, ao nosso modo de ver o mundo”, disse ele.

Participam da Mostra os municípios de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina.

Compartilhe nas Redes Sociais: