A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) se prepara para realizar a 6.ª Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo definir metas do Plano Municipal de Cultura em todas as áreas artísticas e eleger novos membros do Conselho Municipal de Cultura. Estão previstas para os dias 16 e 23 de junho as pré-conferências regionais e de linguagem, respectivamente. A etapa final será nos dias 25, 26 e 27 de junho, todas em ambiente virtual. O regulamento está disponível no site da FCC. “A Conferência Municipal de Cultura é um passo importante para a definição dos rumos da política cultural da cidade, levando em conta as reais necessidades definidas pela comunidade e pela classe artística. Por meio da participação social, vamos garantir políticas públicas democráticas para a cultura em Curitiba”, destaca a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro. 

Os núcleos regionais e as coordenações de linguagens da Fundação estarão mobilizados nos próximos dias para organizar e apoiar esse processo. Diversos segmentos artísticos estão se reunindo extra-oficialmente em audiências livres, para debater e definir metas em suas áreas. 

Eleições

Na última quarta-feira, 2, foram divulgados os editais 22/2021 e 23/2021 com as normas para o processo de inscrição e participação nas pré-conferências dos dias 16 e 23 de junho e de eleição de delegados e suplentes que representarão os segmentos na plenária final, em fins de junho. Nessa ocasião também serão eleitos os membros das respectivas áreas para o Conselho Municipal de Cultura. 

A eleição será informatizada e a votação online será realizada por meio do sistema “Conecta” a ser disponibilizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Nesta 6.ª Conferência Municipal, além das dez regionais, estarão representadas as linguagens artísticas tradicionais (música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, dança e manifestações culturais tradicionais) e dois novos segmentos – arte e cultura urbana e linguagens funcionais (ilustração, moda, gastronomia, design, arquitetura e urbanismo). 

Aqueles que não desejarem se inscrever como participantes, poderão acompanhar os debates que serão transmitidos ao vivo.

Na etapa final da Conferência serão validadas as metas em todas as áreas culturais e serão homologados os nomes dos novos componentes do Conselho Municipal de Cultura, que tomarão posse em novembro deste ano, quando encerra o mandato do atual colegiado.

Compartilhe nas Redes Sociais: