Na tarde desta terça-feira, 3, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Colombo, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu em parceria com o Grupo de Capoeira Raízes e o Grupo Brutus Centro de Treinamento, duas apresentações públicas em comemoração ao Dia do Capoeirista. As atividades foram realizadas no CEU das Artes Daniel de Jesus Rosa, no bairro Jardim Eucaliptos, e no Centro de Colombo, em frente à Casa da Cultura. “Essa representação simbólica é de suma importância para estar divulgando não apenas a cultura afro, mas a cultura brasileira como um todo. A capoeira faz parte da cultura brasileira e é a atividade nacional mais difundida no mundo”, comentou Sara Regina da Silva, coordenadora do Departamento de Igualdade Racial. “A capoeira é esporte, arte, dança, magia, e [a apresentação] é para que a população colombense possa conhecer ainda mais. E Colombo é um celeiro de academias e praticantes”, acrescentou. 

A diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolin, também destacou a representatividade da capoeira na identidade cultural do País. “A capoeira é uma atividade física sem precedentes de riqueza na formação de seus praticantes. A roda de capoeira é um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente”, disse. 

As duas apresentações foram conduzidas pelo Mestre Brutus. “É uma grande satisfação para nós estarmos participando e representando toda a comunidade capoeirista. Eu já estou na capoeira há 27 anos, tive uma caminhada bem longa e sempre perseveramos e seguimos hoje trabalhando e fazendo as coisas acontecerem na vida de muita gente”, disse, citando uma das participantes da roda, Juliana, que iniciou na capoeira com cinco anos de idade e atualmente é formada em Educação Física, atividade que escolheu em razão da prática. 

O prefeito Helder Lazarotto e o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione, estiveram presentes na apresentação realizada ao lado da sede do Executivo Municipal.  “Parabenizo os capoeiristas por esse dia. Uma coisa que acho bonita na capoeira é o respeito que tem entre as pessoas que fazem parte da roda. Temos aqui crianças, jovens, pessoas de meia idade, pessoas mais velhas, que se respeitam. Essa integração me chama a atenção”, afirmou Alcione.

Compartilhe nas Redes Sociais: