Durante assembleia virtual realizada nesta quarta-feira, 17, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), elegeu os novos membros representantes das Organizações da Sociedade Civil para o biênio 2021-2023. Foram preenchidas 14 cadeiras no conselho.

O CONSEPIR é composto por membros do governo e representantes de entidades da sociedade civil organizada e tem a responsabilidade de deliberar, consultar e fiscalizar as ações governamentais que promovam a igualdade racial, redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de monitorar e fiscalizar políticas públicas voltadas para a população negra.

Embora Colombo ainda não possua conselho municipal paritário e órgão gestor de promoção da igualdade, o Conselho Estadual conta com a participação de dois conselheiros colombenses: Adegmar Candieiro e Karine Xavier. 

Candieiro é escritor e Defensor Público Popular, formado pelo Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba e vai atuar nesta nova gestão do CONSEPIR como suplente da Associação Brasileira Cultural Educacional Assistencial Corisco Capoeira e Lutas Corporais. O pesquisador já atuou como conselheiro na primeira gestão da entidade e também já coordenou a pasta de política de igualdade racial na Capital.

Por sua vez, Karine é doutoranda em Teatro, teatróloga e representa no Conselho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – NEABI Campus Colombo. A profissional desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre teatralidades culturais de mulheres e a cena de mulheres quilombolas. Atua também com direção cênica e contação de histórias para crianças e idosas da região do Colombo, das escolas municipais e também em comunidades de risco social.

Compartilhe nas Redes Sociais: