Biblioteca Pública Municipal retoma as atividades culturais - Jornal de Colombo

Biblioteca Pública Municipal retoma as atividades culturais

Biblioteca Pública Municipal retoma as atividades culturais
Tradicional espaço cultural de Colombo conta com um acervo de 15 mil títulos, além de desenvolver diversos projetos artísticos para a comunidade local.(Foto: Divulgação/PMC)

A Biblioteca Municipal já está com as portas abertas e promete a realização de muitas atividades para 2022. Além da rotina de empréstimos, pesquisas e movimentação no acervo, estão previstas a retomada ou manutenção de projetos como exposições, fomento a literatura, contação de histórias, xadrez na Biblioteca, oficina de Origami, projeto “Escritor na Biblioteca”, tarde da poesia, rodas de leitura, tour virtuais, entre outras atividades.

Criada em 1973, a Biblioteca Pública municipal conta com um acervo de aproximadamente 15 mil títulos, servindo como um espaço vivo e em constante movimento por onde passam estudantes, pesquisadores, escritores, poetas, artistas e muita gente que busca conhecimento e lazer na literatura e nas artes.

Originalmente, a Biblioteca foi batizada como uma homenagem ao advogado e jornalista Ruy Barbosa, mas atualmente ela é conhecida popularmente como Biblioteca da Sede, já tendo passado por vários endereços do município.

A Biblioteca iniciou na Casa da Cultura, depois foi para o prédio da antiga delegacia, compartilhou espaço com a Escola Abraham Lincoln, mudou para a Rua Zacarias de Paula Xavier e agora, este importante equipamento Cultural está localizado na R. Francisco Camargo, número 124, no centro de Colombo.

Em outubro de 2007, foi criada a Sucursal Maracanã, que ficou por 12 anos abrigada no Colombo Park Shopping. Com cerca de 8 mil títulos, a unidade foi a realização de um sonho dos moradores da região, entre eles o entusiasta pela literatura, escritor e desenhista Silvio Kurzlop, que fez diversas campanhas e doou aproximadamente 5 mil livros para o acervo da sucursal.

A partir de 2019, parte do acervo foi para a Biblioteca da Sede e o restante atualmente compõe o acervo da Biblioteca do CEU das Artes, no Jardim Eucalipto, onde além das atividades de empréstimos e pesquisas, os frequentadores podem participar de diversas outras atividades ligadas à arte e literatura.

Posts