A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do cônsul-geral do Japão no Paraná, Keiji Hamada, do diretor-geral da Fundação Japão São Paulo, Masaru Suzaki, e também do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost.

Suzaki concorda com o grande interesse despertado pelas publicações. “Algumas pessoas chegam a aprender o japonês para ler os mangás na língua original”, arrematou.

Entre as obras que o público paranaense pode encontrar na BPP estão obras como “Akira“, de Katsuhiro Otomo, “Ghost in the Shell (Fantasma do Futuro)“, de Masamune Shirow, “Naruto“, Masashi Kishimoto, “One Punch Man“, de Yusuke Murata e “Jojo’s Bizarre Adventure“, de Asami Araki. Estas são obras muito populares entre os entusiastas da cultura japonesa.

“O Governo do Estado agradece essa doação da Fundação Cultural Japão São Paulo. Os livros vão se juntar ao grande acervo da nossa Biblioteca Pública do Paraná”, disse o vice-governador, Darci Piana. “É uma cultura milenar que tem uma tradição extraordinária. Esse povo que tanto ajudou o Paraná, nesses mais de 140 anos da imigração japonesa, que tanto fez pelo nosso Estado, vem somar a questão cultural com esses livros”, acrescentou.

Keiji Hamada, diretor-geral da Fundação Japão São Paulo, afirmou que os laços entre os países podem ser reforçados pela dimensão cultural. “Realmente é muito importante para a gente, porque o mangá é uma das culturas mais famosas do Japão no mundo inteiro. Pensando em relações entre o Japão e o Estado do Paraná, é uma honra e uma alegria poder doar tantos livros junto da Fundação Japão São Paulo”, disse o representante.

“É muito oportuna a chegada dessa coleção como parte da comemoração dos 165 anos da Biblioteca Pública do Paraná”, disse Luiz Felipe Leprevost em seu discurso. O diretor da BPP comentou sobre como a arte é um exercício de alteridade, baseado no “interesse de conhecer mais o outro”. “Fico feliz de receber essa coleção como  não só como diretor da BPP, mas também como leitor”, completou.

Como agendar uma visita?

A Biblioteca Pública do Paraná fica na Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba. As visitas podem ser individuais ou em grupos de até 25 pessoas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h. Para agendamentos por telefone, existem os canais (41) 3221-4900 e (41) 3225-6883.

Compartilhe nas Redes Sociais: