O bairro Bacacheri ganhou um novo atrativo turístico. É o Novo Museu Egípcio Rei Menino de Ouro: Tutankhamon, inaugurado no último sábado (7/9), pela ordem Rosa Cruz – Amorc. O espaço, que fica na Rua Nicaraguá, em frente ao Museu Egípcio da Ordem Rosa Cruz, vai manter a exposição permanente e quem for conhecer poderá conferir detalhes sobre as tumbas e relíquias do antigo Egito no começo do século 20.

Mais do que uma visita, o público do Novo Museu fará uma viagem no tempo desde a infância de um rei egípcio até a religião e vida após a morte e sepultamento. O conceito do espaço foi idealizado pelo arqueólogo egípcio Zahi Hawass, que é apresentador do programa O Caçador de Múmias, no canal de TV History Channel.

Esse museu é absolutamente peculiar e único”, disse Hawass, que é especialista na vida do jovem Rei Tut, que governou o Egito entre os anos 1333 a 1323 a. C.

Hawass falou sobre a colaboração no projeto do Museu Tutankhamon. Todos os artefatos foram transformados em cópias exatas, autorizadas pelo Ministério de Antiguidades do Egito. “Que as crianças das escolas de Curitiba possam ter a oportunidade de conhecer mais sobre a história desse Rei Menino – Tutankhamon, e que todos se lembrem das descobertas que foram feitas”, falou o arqueólogo.

O museu é também uma parceria com o Laboratório Rosso, responsável por desenvolver o projeto museológico, museográfico, o design gráfico, além da produção de materiais audiovisuais.

Faraó

“Tutankhamon foi um governante que revolucionou a história do Egito, pois ele rompeu com a mudança promovida por seu pai, Akhenaton, restabelecendo as tradições primordiais da civilização egípcia”, explica Ewerson Dubiela, historiador do Complexo Egípcio Rosa Cruz.

Entre as peças em exposição está a réplica da múmia do Rei Tut, o carro de guerra ou biga, que também era usada por famílias privilegiadas. Há sarcófagos e uma réplica  da tumba que foi a última morada do faraó.

Junto com o Museu Egípcio e o Bosque Rosa Cruz, o Novo Museu Rei Menino de Ouro: Tutankhamon forma o maior complexo de arte e cultura egípcia no país e na América Latina.

Serviço
Museu Rei Menino de Ouro: Tutankhamon
Local: Rua Nicarágua, 2620, Bacacheri
Horários: De terça a sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h30
Sábados das 10h às 17h
Domingos das 13h30 às 17h
Feriados das 10h às 17h
Entrada: R$24 (inteira) e R$12 (meia-entrada).

Compartilhe nas Redes Sociais: