A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) terá uma bailarina na final mundial do Youth America Grand Prix (YAGP), um das competições de balé mais importantes do cenário da dança. De 2009 até agora, a Escola não tinha representantes para essa premiação. O evento será em abril deste ano, em tampa, nos Estados Unidos.

“É a realização de um sonho… É muito recompensador ver o fruto do meu trabalho. Alcançar isso depois de um momento tão conturbado, ensaiando em casa, sem espaço adequado. Voltar ao palco com essa conquista foi mais especial ainda! Consegui dar mais valor ao simples fato de estar no palco”, afirma Ana Júlia.

Todo o treinamento de Ana e a criação coreográfica foram feitos de forma online em 2021, devido à pandemia de coronavírus, tendo duração média de cinco horas por dia. Para chegar a final do YAGP, a bailarina passou por quase 12 meses competindo nas etapas regional e nacional. Até abril, ela seguirá um intenso período de preparação.

Para Patrícia Otto, coordenadora da EDTG e autora da coreografia Interface, que Ana apresentou na final sul-americana, a participação da aluna na premiação dos EUA é a coroação do trabalho diário desenvolvido pela Escola. “É um peso diferente pelo contexto da pandemia. Foi um trabalho virtual bastante árduo”, disse Patrícia.

PREMIAÇÃO – O Youth America Grand Prix é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo, aberto a alunos de dança de todas as nacionalidades, de 9 a 19 anos de idade. Desde 1999, o evento concedeu mais de US$ 3 milhões em bolsas para as principais escolas de dança do mundo.

CONFIRA: Abertas as inscrições para aulas de musicalização em Colombo!

Compartilhe nas Redes Sociais: