Começa nesta segunda-feira, 2 de agosto, a 15ª Settimana Italiana di Colombo (Semana Italiana de Colombo), um evento organizado pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, que tem o intuito de celebrar a colônia italiana da cidade de Colombo.

O evento, mais uma vez em razão da pandemia, será realizado de maneira virtual, com lives transmitidas pela página da associação no Facebook (@associacaoitaliana), sempre às 19h30.

Nesta segunda, acontece a Santa Missa em Talian, dialeto dos italianos que chegaram a Colombo há mais de um século. A celebração será organizada pela Associazione Veneti nel Mondo e presidida pelo Padre Eugenio João Mezzomo.

Na terça-feira, 3, no mesmo horário, a diretora do Departamento de Cultura de Colombo, e os servidores Angela Mottin (Biblioteca Municipal) e Fabio Machioski (Museu Municipal Cristóforo Colombo) discutem “Os impactos da pandemia nas ações culturais em Colombo”.

Na quarta-feira, 4, o bate-papo “Língua de herança: uma ponte entre passado, presente e futuro” reúne as professoras Fernanda Ortale (USP) e Karine Marielly (UFPR).

Na quinta-feira, 5, a fotógrafa Giselle dos Santos (UTFPR) e a vice-presidente da Associação Italiana, Rosangela Kusma Gasparin, conversam sobre o tema “História e Memória: o fotógrafo Luiz Franceschi e outras fotos do Acervo da Associação Italiana.

Na sexta-feira, 6, é celebrada a gastronomia italiana, com a Serata Veneta, realizada pela Cozinha Vini D’Agostin. O cardápio, somente para retirada, conta com codorna recheada, polenta, salada de escarola com bacon e feijão cavalo; risoto; macarrão caseiro com polpetta; sagu de vinho e tiramisú como sobremesa. Para saborear os pratos, é necessário realizar reserva pelo telefone 41 3656-5680.

Por fim, também na sexta-feira, acontece a última transmissão online, com o bate-papo sobre os “20 anos de trajetória da Associação Italiana: história, projetos e produções”. Participam da conversa os membros do grupo cultural Rosangela Kusma Gasparin, Fabio Machioski, Mara Francieli Motin e Franciele Lopes.

Compartilhe nas Redes Sociais: