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Contrato de arrendamento de terminal portuário de Paranaguá é assinado

Nesta terça-feira, 18, foi assinado na sede do Ministério da Infraestrutura (Minfra), em Brasília, o contrato de arrendamento do terminal portuário PAR12, no Porto de Paranaguá. O local atenderá a movimentação e armazenagem de veículos.

Resultado de leilão promovido em dezembro de 2020, o terminal foi arrematado por R$ 25 milhões em outorga pela Ascensus Gestão e Participação. A assinatura do contrato contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e do governador do Paraná, Ratinho Junior.

São esperados R$ 22,2 milhões em recursos privados, de acordo com o ministério. O recurso será investido na movimentação e armazenagem de autoveículos, como veículos comerciais leves, caminhões, tratores e ônibus, no terminal, e também poderá contribuir com ações de controle de qualidade, abastecimento, troca de peças, reparos, pesagem, limpeza, entre outras.

O PAR12 possui mais de 74 mil metros quadrados de área e capacidade para 4 mil veículos, com uma armazenagem anual de 120 mil veículos, para atender as montadoras instaladas no país. “O Porto de Paranaguá, que tem se destacado, estado na vanguarda, segunda maior movimentação do Brasil, ajudou e enfrentou a questão da crise sanitária com muita velocidade, com muita diligência e conseguiu manter suas operações. Foi o primeiro porto a conquistar do Governo Federal a autonomia para gestão. E, mais uma vez, apresenta uma ousadia que vai ser o primeiro porto a ter uma concessão de manutenção de canal”, afirmou o ministro Tarcísio.

De acordo com o ministério, até o fim de 2022, outros cinco projetos de arrendamentos devem assegurar mais de R$ 1 bilhão em melhorias e capacitação no porto paranaense.

Ferrovia

Na reunião, também foram apresentados os estudos de viabilidade técnico-econômica para a desestatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, a Nova Ferroeste. O empreendimento está na carteira Programa de Parceria de Investimentos (PPI). A expectativa é que o projeto resulte em R$ 8 bilhões em investimentos. A ferrovia, com 1.370 quilômetros de extensão, ligará as cidades de Guarapuava e Cascavel, ambas no Paraná, com a possibilidade de extensão até Dourados (MS).

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Redação JC

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