Categories: DestaqueLocal

Conheça os novos secretários municipais de Colombo

Após a cerimônia de posse na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 1º, uma outra solenidade foi promovida no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva, em que foram apresentados à população os novos secretários municipais.

De início, o que mais se destaca é a inclusão do vice-prefeito Alcione Giaretton como parte do secretariado, assumindo a Secretaria de Educação, além do enxugamento de pastas, entre elas a absorção da Semec (Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude), que deve ficar subordinada à Educação, em movimento similar ao realizado pelo governador Ratinho Junior no Governo do Estado.

A seguir, confira nome a nome a equipe de secretários da nova gestão do Executivo municipal e seus respectivos currículos (com informações da Prefeitura Municipal):

Secretaria de Educação: Alcione Giaretton

Eleito vice-prefeito, Professor Alcione assume o que já chamam de “superpasta”. Alcione Giaretton é concursado da rede estadual de ensino; licenciado em Filosofia, História e Psicopedagogia e já foi diretor de escolas particulares e da rede pública. Além disso, já atuou como secretário municipal de Educação em Colombo por dois anos e também foi Chefe do Núcleo de Educação da Área Norte Metropolitana e Assessor da Presidência da FUNDEPAR.

Secretaria da Administração: Ademir Alberti Chaves Garcia

Ademir Alberti Garcia é formado em Teologia, Sociologia e Matemática, pós-graduado em Gestão e Administração e Docência em Ensino Superior, com formação complementar em TI, Capelania, Juiz de Paz Eclesiástico e Licenciatura Plena em Ciências da Religião. Com experiência em gestão administrativa, financeira e educacional, ministra palestras nas áreas gestão e liderança, gestão de pessoas e gestão pública e política.


Secretaria da Fazenda: Clamilto Tiblier

Clamilto é bacharel em Ciências Contábeis, atuando na área de representação comercial desde os anos 2000. Também possui experiência no setor de vendas, gestão administrativa, coordenação financeira, gerente de compras e desenvolvimento. O contador também já foi gestor administrativo e responsável pelo setor de faturamento da Santa Casa de Colombo.



Secretaria de Assistência Social: Elis Lazarotto

A primeira-dama Elis Lazarotto assumiu uma das pastas mais atuantes do município. Elis é servidora pública de carreira do município desde 1993, tendo passagens pelas secretarias da Fazenda, Saúde e Administração. Possui formação em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas pela FESP e é pós-graduada em Gestão de Saúde Pública, Gestão Pública, Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Financeira.


Secretaria de Obras e Viação: Ítalo Perini Neto

Assumindo uma das pastas mais importantes, está o Engenheiro Civil formado pela PUC PR, Ítalo Perini Neto. O novo secretário também possui formação em Direito e é técnico em transações imobiliárias. Já atuou como Coordenador da Defesa Civil do município de Colombo, diretor de obras na Secretaria de Obras e Viação e diretor na Secretaria de Educação.




Secretaria de Meio Ambiente: José Vicente de Lima

O popular Zé Vicente, ex-vereador e que já foi candidato a prefeito de Colombo, tem no currículo uma formação em Direito e é empresário do ramo de construção civil com experiência profissional no setor imobiliário. Também atuou como secretário de administração de Colombo de 2005 a 2006 e secretário de obras e viação de 2006 a 2010.





Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Juliano Polli

A escolha para a pasta de Agricultura e Abastecimento se deu, principalmente, pelo fato de Juliano Polli ser um agricultor e empresário colombense, conhecedor das necessidades da área rural.









Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: Marcello Marcondes de Albuquerque

Marcello de Albuquerque é advogado e vice presidente da Comissão de Precatórios da OAB/PR (gestão 2019 a 2021). Possui experiência em direito administrativo e cível, atuando como associado do escritório Davi Deutscher Advogados Associados desde 2003. Entre os anos de 2003 a 2011 realizou a implantação, administração e assessoria jurídica na área de reflorestamento de pinus do Projeto Banestado, e no período de 2006 a 2016 realizou a implantação, administração, assessoria jurídica e de comércio exterior de empreendimento minerário.

Secretaria de Comunicação Social: Onéias Ribeiro de Souza

Presidente da Câmara Municipal de Colombo em três oportunidades e tido como principal articulador da campanha de Helder Lazarotto a prefeito, Onéias Ribeiro é jornalista, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Além disso, possui especialização em Marketing, já exerceu a Chefia de Gabinete na secretaria de Saúde de Curitiba (86-89) e no início dos anos 90 participou da Assessoria de Imprensa da secretaria de Saúde do Estado e foi assessor na secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado.

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho: Plínio Toniolo Schmidt

Por pouco, Plínio Schmidt não foi adversário de Helder Lazarotto na corrida eleitoral. Pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, Plínio recuou do pleito e passou a apoiar a coligação Muda Colombo. A decisão foi justificada na época pelo entendimento de que a divisão de votos seria benéfica apenas ao candidato da então situação. Agora, como secretário, Plínio assume uma das pastas mais visadas pela população colombense. O novo secretário é formado em Direito pela PUC PR e é empresário, sendo proprietário de empresas nos ramos de autopeças, construção civil e do setor imobiliário.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Rodrigo Oliveira Müller

Rodrigo Müller é Engenheiro Civil, especialista em gestão de projetos pela Uninter e Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Possui formações complementares em aprimoramento na área de construção civil, geotecnia  e informática. Também possui dois artigos publicados na área de construção.





Secretaria de Saúde: Rosalba Vaz Schülli dos Anjos

A Saúde é o setor mais delicado do município de Colombo e que, claramente, fez a diferença nas urnas. A pasta será liderada por Rosalba dos Anjos. A profissional é formada em Odontologia e Pedagogia, é especialista em Saúde Coletiva com ênfase em saúde da família pela UFPR, possui MBA em Estética Avançada e Cosmetologia Clínica e Aplicada e é Mestranda em Saúde da Família. Rosalba conhece bem o município, sendo servidora pública de carreira de Colombo desde 2002. Neste período, realizou a coordenação do Programa Saúde da Família e foi diretora de saúde bucal na Prefeitura de Colombo de 2010 a 2012. Por fim, atuou como docente em cursos de auxiliar e técnico bucal de 2010 a 2011 e foi preceptora da UFPR nos cursos de residência multiprofissional em saúde da família e graduação em odontologia em 2010 e entre os anos de 2012 a 2016.

Procuradoria Geral do Município: Maria Adriana Pereira de Souza

A nova procuradora geral de Colombo é advogada formada pela PUCPR, pós-graduada em Direito Bancário, Eleitoral, Empresarial e Gestão Pública. Já foi procuradora jurídica e sub procuradora geral do município de Colombo entre os anos 2000 a 2003 e 2005 a 2008. Atuou no setor de análise e encaminhamento na Secretaria de Estado da Justiça de Curitiba. Prestou assessoria ao gabinete da 2° secretaria da Assembleia Legislativa do Paraná, realizando atendimento a diversos prefeitos do interior do Estado. Maria também já foi procuradora geral do município de Fazenda Rio Grande.

Fotos: Daiana Nodari/PMC

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • Parabéns ao prefeito e seus secretarios!Q Deus abençoe a todos com muita luz nesssa nova empreitada!

  • Parabéns ao prefeito Helder pela escolha dos secretários, em especial o secretário Juliano Polli,
    por ter muito conhecimento na área e poder trazer melhorias e inovação.

  • Parabéns a nova gestão,uma boa escolha Juliano Polli

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

7 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

7 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago