Colombo

Confraternização do Grupo de Capoeira Raízes marca um ano de projeto ABC da Capoeira

No último domingo, dia 10 de dezembro, ocorreu um encontro de confraternização marcante para o projeto social de capoeira do Grupo de Capoeira Raízes, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pingo D’água, situado no Jardim Monza, em Colombo.

A vivência especial, realizada em conjunto com o Contramestre Pernalonga, reuniu diversos amantes da capoeira, incluindo o Graduado Cafuné, Mestre Ricardo, Professor Thor, Professor Café, Graduado Alemão, Graduada Docinho, Graduado Tekken, a Diretora do CMEI Greiciele Sabino e, é claro, as crianças e alunos participantes do projeto.

“Esse momento singular proporcionou uma oportunidade de união e confraternização dentro da cultura da capoeira, que desempenhou um papel fundamental nas vidas dos envolvidos. Ao longo do ano, enfrentaram-se diversas batalhas, tornando este momento de festa uma verdadeira celebração de glórias após tantas lutas. O Projeto ABC da Capoeira completou seu primeiro ano de atividade neste espaço, oferecendo uma chance adicional de promover os valores intrínsecos à capoeira, visando o desenvolvimento não apenas de atletas, mas também de cidadãos exemplares na comunidade. A iniciativa busca resgatar uma felicidade genuína e plantar esperança na vida das crianças atendidas”, disse o Graduado Cafuné.

Capoeira – A capoeira, expressão cultural nascida no Brasil, transcende o mero aspecto esportivo, revelando-se uma manifestação rica em história e tradição. Fundindo dança, luta e música, essa arte ancestral tem suas raízes nas senzalas e nos quilombos, onde os afrodescendentes desenvolveram uma forma única de resistência e celebração.

Os movimentos da capoeira, ágeis e acrobáticos, contam histórias de ancestrais, traduzindo-se em uma linguagem corporal que encanta e desafia. A ginga, ritmo constante da prática, é um diálogo entre jogadores, representando a dualidade entre defesa e ataque, fluidez e estratégia. A música, tocada por instrumentos tradicionais como o berimbau, complementa essa narrativa, guiando o jogo e permeando a roda de capoeira com energia pulsante.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

20 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

22 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

1 dia ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

1 dia ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

1 dia ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

1 dia ago