Olá, leitor! Sou Izabel Cristina de Paiva Linares, Psicóloga (CRP-08/27332), especialista em psicologia clínica e psicanalista em permanente formação. A partir de agora, também passo a ser uma das colunistas do Jornal de Colombo, onde trarei informações e opiniões sobre a minha área de atuação, pertinentes ao público do nosso município. Venho aqui com muita alegria me apresentar ao público colombense em geral.

Neste texto, vou dar um panorama geral do que venho inventando nesses meus 46 aninhos de vida! Assim que concluí o ensino médio (Magistério), passei num concurso na Prefeitura de Curitiba, atuando por lá como professora do Fundamental I por uns 10 anos. Na sequência, cursei e me formei em Administração de empresas pela FESP. Nessa fase, trabalhei na área administrativa no antigo HSBC seguros, trabalhei em imobiliária e depois montei uma locadora de vídeo, empreendimento que infelizmente foi extinto devido ao surgimento de novas e emergentes tecnologias.  

Pois é, a essa altura vocês já devem estar pensando ou se perguntando: puxa, afinal que carreira inusitada para alguém que depois foi parar na Psicologia… Como foi que isso aconteceu?

Então, esse foi um longo percurso que começa quando eu mesma procurei um analista por questões que me tocavam fortemente na época. E como nos ensina nada mais, nada menos que Sigmund Freud, o pai da psicanálise, um analista é forjado primeiramente no divã e não nos livros ou em qualquer técnica. Visto que a psicanálise é uma práxis, significa dizer que ela é, antes de tudo, uma experiência viva do sujeito, na pele. Ou como dizia o psicanalista francês Jaques Lacan, “uma análise é paga com uma libra de carne”, baseado na expressão do livro “O Mercador de Veneza” de Willian Shakespeare. Foi assim que cheguei na psicanálise e de lá pra cá nunca mais me separei dela. Fui experimentando incontáveis benefícios na minha vida pessoal, social e profissional e o amor só crescia. Em seguida, cursei psicologia, e mantive nesses anos todos estudos sistemáticos e permanentes em instituições sérias e conhecidas de psicanálise. Fiz ainda pós-graduação em psicologia clínica de abordagem psicanalítica, pela PUC-PR. 

Quanto aos trabalhos, desde a faculdade meus estágios foram focalizados em Ongs diversas, no Hospital San Julian, no Creas de Quatro Barras, e na própria Clínica Escola da faculdade.  Após formada, trabalhei em consultório próprio no centro de Curitiba, onde atuo até o momento, além de atuar em projetos sociais e clínicas particulares. 

Nessa fase de meu percurso clínico, sigo com meus estudos em psicanálise, na esfera da clínica com crianças e adolescentes. Estudo ainda sobre as neuroses obsessivas, sobre o feminino na contemporaneidade e também sobre as psicoses. Cheguei em Colombo com um novo consultório em outubro de 2020 e lá sigo firme me dedicando a cada novo paciente em sofrimento que me procura, apostando na força do desejo que habita cada sujeito!

Izabel Linares é Psicóloga (CRP-08/27332), especialista em psicologia clínica e psicanalista em permanente formação. Seu consultório em Colombo fica localizado na Av. Marginal José Anchieta, nº 906, às margens do KM2 da Estrada da Ribeira. Contato: 41 98516-3884. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.