Criada com o objetivo de apoiar a classe artística durante o período da pandemia de Covid-19, a Lei Aldir Blanc viabilizou em Colombo o atendimento de 152 artistas locais, por meio do Edital da Prefeitura Municipal de Colombo realizado através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

Além de um socorro financeiro aos artistas durante a pandemia, este edital gerou para a cidade 237 oficinas, 23 shows, livros, pesquisas, inventários e vários outros produtos culturais nas áreas de teatro, música, dança, cinema, artes plásticas, artesanato, artes visuais, produções de conteúdos áudio visuais como cinema, oficinas de formação na área cultural, entre outros.

As oficinas acontecerão nas escolas, CMEI, Ginásios de Esportes, CEU das Artes, Bibliotecas, Museu, Casa da Cultura, Centros de Convivências e outros espaços alternativos.

Inicialmente estão sendo disponibilizadas quatro oficinas: Arte em Cerâmica, Capoeira, Breaking Dance e Produção de Livros Artesanais.

Na oficina de Arte em Cerâmica, os participantes aprenderão técnicas básicas de cerâmica, como amassar e preparar a argila, abrir placas com rolinho onde poderão fazer peças estilo livre de decoração, aplicar desenhos com moldes e pinturas com engobe. Cada participante deverá trazer avental e toalhinhas para limpar as mãos e as peças poderão ser levadas para casa depois de preparadas na oficina.

Esta atividade é a contrapartida da artista plástica e ceramista Shizuka Eliane Kashima. Serão disponibilizadas 15 vagas nesta oportunidade, que será realizada na Chácara Shizen, localizada na rua Pedro Baggio,14, no bairro Santa Gema. Você pode efetuar sua inscrição através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/uTv1sg1UQyynWrMW8.

Já na oficina de capoeira, serão apresentadas as técnicas e características do esporte, com aprendizado sobre maculelê, samba de roda e oficina de confecção de instrumentos musicais pedagógicos.

Serão ofertadas 50 vagas para os moradores de Colombo e a oficina será ministrada no Centro Cultural Sonho de Liberdade, localizado na Rua João Bonetti, 438, no Atuba. Para fazer sua inscrição é só acessar o site: https://forms.gle/jDSfNHw9whDqHrDY9.

Na Oficina de Breaking serão apresentados os principais fundamentos da dança, introdução do Breaking na comunidade e as oportunidades que a arte e a dança trazem para os praticantes. São ofertadas 20 vagas nesta oportunidade, que será promovida no CEU das Artes de Colombo. As inscrições podem ser feitas através do endereço https://forms.gle/ESegqzFHQxCGKaPt9.

Por fim, a oficina de produção de livros artesanais vai trabalhar com a literatura criativa e literatura cartonera. O resultado das oficinas será reunido para a produção de um vídeo e um livro cartonero reunindo a produção dos participantes, sendo disponibilizado em PDF na internet.

São ofertadas 40 vagas para a oficina, que será realizada na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, no centro de Colombo. As inscrições podem ser feitas através do site https://forms.gle/ev32od1CViwuek6U7.

CEU DAS ARTES

Além de todas as oficinas oferecidas pelos artistas colombenses, o CEU das Artes também promove aulas e atividades esportivas e culturais gratuitas para toda a comunidade. São oferecidas aulas de ginástica, pilates, futsal, capoeira, muay thai e xadrez.

Informações sobre o horário das aulas e inscrições podem ser retiradas pelo telefone (41) 3666-8970.

Compartilhe nas Redes Sociais: