Após meses de enfrentamento à Covid-19 e com a queda expressiva no número de casos e óbitos, a Prefeitura de Colombo dispensou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em locais fechados do município.

A medida passou a valer já na última terça-feira (29), quando foi publicado o Decreto nº 042, que seguiu o protocolo adotado pelo Governo Estadual e estabeleceu as novas diretrizes sobre o uso de máscaras em Colombo.

O município foi o primeiro da região metropolitana a aderir ao decreto estadual. Mais cedo, Curitiba já havia estabelecido a liberação, se antecipando até mesmo à orientação do Governo Estadual.

Há duas semanas, a Prefeitura já havia retirado a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e agora dá um novo passo para reestabelecer a normalidade do período pré-pandemia.

A exceção do decreto continua sendo nas dependências físicas de serviços de saúdes públicas e privadas de Colombo, onde ainda é obrigatório o uso de máscaras, bem como para aqueles que apresentarem algum sintoma de doença respiratória.

Nas redes sociais, o prefeito Helder Lazarotto anunciou as mudanças e comemorou a proximidade do fim do período de pandemia. “É claro que os cuidados ainda permanecem, mas é um momento muito importante, porque mostra o trabalho dos profissionais da saúde e os cuidados da nossa população, que fizeram com que essa pandemia enfim chegasse ao final”, afirmou o prefeito.

No último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 29 de março, foi registrado apenas uma nova contaminação, que se junta aos 71 casos ativos de todo o município.

Compartilhe nas Redes Sociais: