Na manhã de sexta-feira (18), a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a execução do Programa Bem Mais Educação, que vai direcionar, de maneira inicial, quase R$50 milhões para o sistema educacional do município.

O programa foi elaborado após um levantamento feito pela Semed que apurou as reais condições das escolas e CMEI da cidade. Segundo o relatório final, foi verificado que existia uma defasagem de equipamentos e problemas estruturais em parte dos estabelecimentos de ensino.

Desta maneira, para alterar essa realidade, foi anunciada a execução do programa que, segundo a Prefeitura, é o maior projeto educacional na história de Colombo e que vai garantir melhores de condições de ensino no município.

“A cidade de Colombo nunca teve um investimento tão alto como esse na educação. No final do programa passará de R$100 milhões em investimentos. Hoje, nós já estamos com 54 obras na cidade das 92 instituições de ensino. Até o final da gestão, nós queremos passar por todas elas, reestruturar a educação e ressaltar a sua importância”, declarou o secretário municipal da educação e vice-prefeito, Professor Alcione Giaretton.

Foto: Daiana Nodari/PMC

Alguns dos investimentos já foram anunciados anteriormente e parte das obras contempladas pelo programa estão sendo executadas ou estão em fase de projeto e licitação, como é o caso das reformas que serão feitas na Escola Municipal Agripino João Tosin, no Alto da Cruz ou da inauguração das novas instalações do terminal de transporte escolar.

Dentre as obras anunciadas, foi divulgado que serão feitas reformas estruturais em diversas escolas da cidade com a ampliação de espaços como refeitórios, cozinhas, banheiros, bibliotecas, ginásios e salas de aula. Além disso, também serão construídos e ampliados CMEIs que garantirão uma ampliação de vagas em diferentes regiões do município.

Os projetos foram todos pensados em garantir não só uma reestruturação destes espaços, mas também condições de acessibilidade e sustentabilidade que garantirão a inclusão de todos os estudantes e a geração de um futuro mais sustentável para os alunos.

Mais do que os investimentos em infraestrutura, o Programa Bem Mais Educação investirá também na aquisição de novos equipamentos e materiais para a atualização da estrutura pedagógica municipal. Neste momento, estão sendo distribuídos 300 computadores de mesa, 200 notebooks e 62 mesas interativas.

Além disso, foi feita a contratação de internet de 200 megabytes para todas as unidades de ensino, novos mobiliários, baús literários, materiais de suporte pedagógico que contemplarão áreas como a língua estrangeira (inglês), educação financeira e educação para o trânsito. Por fim, a prefeitura anunciou que também foram adquiridos mais sete ônibus escolares que entrarão em circulação ainda no primeiro semestre de 2022.

“Os investimentos não serão só na estrutura física, mas também no pedagógico, na estrutura de materiais, internet, computadores, livros de chamada on-line, telas interativas, enfim, nós vamos dar um passo expressivo para a educação de Colombo”, completou o secretário de educação.

Evento

O anúncio do Programa Bem Mais Educação foi feito durante um evento que reuniu os profissionais da educação de Colombo no Clube Santa Mônica. Além da apresentação do projeto, também foram feitas apresentações culturais com o grupo infantil de dança do CEU das Artes e com a banda de música da PM, além de uma palestra com o professor e doutor em neurociência Nino Paixão.

Foto: Daiana Nodari/PMC

Compartilhe nas Redes Sociais: