Colombo

Colombo vai receber vacina bivalente contra a Covid-19 para início da campanha 2023

Com informações da Sesa

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta quinta-feira (23) a distribuição de 205.200 vacinas bivalentes da Pfizer para a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19. Os imunizantes estão sendo descentralizados do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para as 22 Regionais de Saúde, via terrestre. A aplicação está programada para a próxima segunda-feira (27), quando o Estado iniciará oficialmente a campanha deste ano contra a doença.

Esta nova fase, contida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é destinada ao reforço de grupos prioritários, previamente definidos pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, os grupos estabelecidos são formados por pessoas acima de 70 anos; que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; imunocomprometidos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas.

“Iniciamos mais uma fase de vacinação no Paraná. Ainda não saímos da pandemia, portanto, manter a vacinação em dia, principalmente com essas doses atualizadas contra o coronavírus, permite uma proteção mais efetiva, evitando as formas mais graves da doença”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

No total, 2.318.337 paranaenses fazem parte dos grupos prioritários, segundo estimativa populacional do governo federal. A expectativa da Sesa é que 964.226 pessoas, pertencentes aos grupos da primeira fase, possam ser imunizadas. A previsão é que o Estado receba mais doses para complementar esta etapa.

PRIMEIRA APLICAÇÃO – Em ato simbólico, a primeira dose da vacina será aplicada na segunda-feira (27), na Aldeia Indígena Campina e Paiol Queimado, no município de Mangueirinha, na região Sudoeste do Estado, pertencente à 7ª Regional de Saúde de Pato Branco. A ação terá a participação de 887 indígenas. No Paraná, 23.909 pessoas fazem parte deste grupo.

De acordo com Neves, o imunizante tem algumas características diferenciadas, como a diluição, a cor do frasco e a quantidade de doses em cada ampola. “A Secretaria realizou capacitações de profissionais de saúde dos municípios para a aplicação da vacina bivalente. Contamos com o apoio de todos os municípios para que a população elencada seja vacinada”, complementou o secretário.

CRONOGRAMA – A segunda etapa da vacinação está prevista a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase, será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SEMANA DE ATIVIDADES FESTEJAM ANIVERSÁRIO DE 24 ANOS DO MAIOR PONTO TURÍSTICO DA CIDADE

A cidade de Colombo iniciou as celebrações de aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava…

12 minutos ago

GRUPO DE EMPRESÁRIOS DE COLOMBO FORMA REDE DE APOIO AO RIO GRANDE DO SUL

Em solidariedade às vítimas das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, um grupo…

16 minutos ago

COLOMBO AVANÇA COM MEGA PROJETO CITCOL PROMETE REVOLUCIONAR INFRAESTRUTURA E ECONOMIA DA REGIÃO

Conforme o projeto, a CITCOL fica localizada entre os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e…

23 minutos ago

ENEM 2024 CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO E PREPARE-SE PARA O ENSINO SUPERIOR

O cronograma do Enem 2024 foi divulgado, com as provas marcadas para os dias 3…

28 minutos ago

CONTRIBUINTES DO PARANÁ REGULARIZAM DÉBITOS DE ICMS E ITCMD ATRAVÉS DO REFIS

No Paraná, 30 mil empresas podem regularizar R$ 40 bilhões em débitos fiscais com o…

33 minutos ago

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE OPERAÇÃO INVERNO 2024

A ação visa intensificar o atendimento à população em situação de rua, sempre que houver…

15 horas ago