Colombo está entre as 10 cidades mais seguras do Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O município também figura entre os que apresentaram maior redução nos índices de homicídios em 2025, consolidando uma mudança significativa na segurança pública local.

Entre janeiro e março deste ano, Colombo registrou uma queda de 55,6% nos casos de homicídio, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento inclui homicídio doloso, feminicídio e homicídio doloso no trânsito. Com esses resultados, o município se posiciona ao lado de cidades como Guarapuava, Ponta Grossa e Maringá no combate à violência.

Para o secretário de Governo, Trânsito e Ordem Pública, Professor Alcione, o avanço é reflexo de ações conjuntas e planejadas. “Esse resultado reflete o compromisso conjunto das forças de segurança e da gestão municipal em proteger a vida e garantir mais tranquilidade para a população. É fruto de ações integradas e do trabalho permanente pela segurança dos colombenses”, afirmou.

Muralha Digital — uma tecnologia de monitoramento que conta com quase mil câmeras, reconhecimento de placas veiculares e leitura facial. Foto: Arquivo/Helder Lazarotto

A Prefeitura de Colombo investe em projetos de prevenção à violência, melhorias na infraestrutura urbana, expansão da iluminação pública e reforço no patrulhamento. Parcerias com a Polícia Militar e a Polícia Civil também têm sido estratégicas para alcançar os resultados positivos.

Um exemplo desse avanço é o reforço na Guarda Municipal de Colombo (GMC), que recebeu 11 novos agentes concursados no início do ano. Segundo o comandante Thiago Skau, o aumento no efetivo vai permitir ações mais direcionadas, como o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a criação de um patrulhamento escolar. “Queremos dar atenção especial às escolas, aos pais e aos CMEIs, com uma patrulha dedicada”, explicou.

No fim de março, a GMC recebeu a visita técnica do comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, Major Lima, acompanhado por equipes da ROTAM e da Patrulha Rural. Eles conheceram a sede da GM e da Defesa Civil, além do sistema Muralha Digital — uma tecnologia de monitoramento que conta com quase mil câmeras, reconhecimento de placas veiculares e leitura facial.

Para o Major Lima, a Muralha Digital é uma referência em tecnologia para a segurança pública. “Trabalhar em conjunto garante mais segurança não apenas para Colombo, mas para todo o Paraná”, destacou.

Com esses avanços, Colombo fortalece sua trajetória rumo a se tornar a cidade mais segura do Estado, com ações eficazes, integradas e voltadas ao bem-estar da população.

Compartilhe nas Redes Sociais: