Categories: Local

Colombo faz adesão ao Programa de Cidades Amigáveis com a Pessoa Idosa

Na terça-feira, 15 de junho, foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em razão da data, na semana passada, o prefeito Helder Lazarotto assinou o termo de adesão ao Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. “Destacamos desde o início de nossa gestão a importância da acessibilidade de todos nos espaços públicos, e com a assinatura do termo reforçamos nosso compromisso de promover ações e projetos para melhor atender nossos idosos”, afirmou.

O Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa faz parte de uma rede mundial onde 800 cidades já receberam o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, apenas 12 municípios possuíam esse reconhecimento e Colombo, junto com outros onze municípios, também aderiram ao programa, que tem o objetivo de balizar políticas públicas voltadas à melhor idade.

Assistência Social

Na sexta-feira, 11, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, participou de reunião técnica, em modo virtual, sobre os direitos, mecanismos da rede de proteção e cuidados com a pessoa idosa nas cidades. O encontro virtual teve a presença da Deputada Federal e membro Titular da CIDOSO (Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa) da Câmara de Deputados, Leandre Dal Ponte; do Oficial Nacional da Unidade Técnica da Família, Gênero e Curso de Vida – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Bernardino Vitoy; da Coordenadora da mesma unidade, Lely Stella Guzmán; da representante da Equipe de Extensão e Pesquisa da UTFPR Campus Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt; e do Coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Marcos Aurélio Pelegrina.

Entre as principais questões debatidas, a acessibilidade esteve em evidência. “O acesso do idoso na cidade é de suma importância, visando atender todas as suas necessidades, destacando que Colombo passa a ser uma cidade com uma gestão que se preocupa com o próximo e principalmente com a qualidade de vida e a acessibilidade de todos”, afirmou Elis, que destacou que os equipamentos públicos do município tem passado por uma reformulação com o objetivo de ampliar a acessibilidade, tanto em termo de estrutura quanto no atendimento ao idoso.

A data

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). No Brasil, já são mais de 30 milhões de brasileiros idosos. Em Colombo, estima-se que aproximadamente 10% da população colombense já esteja na chamada terceira idade e há uma tendência de que a população idosa tenha crescimento nas próximas décadas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NO JARDIM MARAMBAIA

A Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, realizou na manhã desta sexta-feira…

5 horas ago

PRIMEIRO CAPSi DE COLOMBO É INAUGURADO EM OSASCO

A Prefeitura de Colombo inaugurou na manhã desta sexta-feira (03), o primeiro Centro de Atenção…

7 horas ago

PARANÁ PROMULGA LEI DO AUTISMO, MARCO LEGAL PARA INCLUSÃO E PROTEÇÃO

O governador Carlos Massa Ratinho Junior promulgou nesta semana a Lei 21.964/2024, estabelecendo o Código…

1 dia ago

COLOMBO/CEP ENFRENTA O UMUARAMA FORA DE CASA PARA MANTER A PONTA DO SÉRIE PRATA DO FUTSAL FEMININO

O Colombo/CEP vai enfrentar o time do AFSU/Umuarama no próximo domingo, dia 5 de maio,…

1 dia ago

ELEIÇÕES 2024: PRAZO PARA TIRAR, TRANSFERIR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR TERMINA DIA 8 DE MAIO

O eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o…

1 dia ago

BOLSA FAMÍLIA 2024: GOVERNO DIVULGOU CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. VEJA COMO SERÁ EM MAIO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), já disponibilizou…

2 dias ago