Projeto que valoriza artistas locais será retomado ainda neste semestre, com a promessa de novos painéis no bairro Roça Grande.
Moradores do bairro Roça Grande, em Colombo, manifestaram preocupação com a retirada dos grafites da Escola Júlia Cavassin e do CRAS da região. A Prefeitura garantiu que novas intervenções do Projeto Arte no Muro estão a caminho.
Na última terça-feira (22), a comunidade do bairro Roça Grande, em Colombo, questionou a retirada dos grafites que decoravam os muros da Escola Júlia Cavassin e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da localidade. As obras faziam parte do Projeto Arte no Muro, realizado em julho de 2022, que reuniu 12 artistas e DJs em uma das maiores ações culturais do município.
Em resposta às preocupações da população, a secretária de Cultura e Igualdade Raciais, Marinei Vindolin, informou que a prefeitura já está providenciando a continuidade do projeto. “A ideia é que o espaço receba uma nova edição do Arte no Muro. Não é possível precisar uma data, porque estamos no processo de compra de spray. Mas acreditamos que ainda neste semestre consigamos fazer a ação”, explicou.
Vindolin reforçou a importância do grafite como forma de expressão e democratização do acesso à cultura. “A arte é atemporal, encanta e comunica sem passar desapercebida. O grafite embeleza a cidade, valoriza e dá voz aos artistas, criando painéis ao ar livre que abordam temas como cultura, literatura, críticas sociais, natureza, entre outros”, destacou.
Ela ainda lembrou que a degradação natural dos muros é inevitável e que, periodicamente, é necessário renovar as obras. Segundo ela, a prioridade será dada aos artistas que já participaram da primeira edição, mas novos talentos também poderão integrar o projeto.
O muro do bairro Osasco, que foi um dos primeiros a receber o Arte no Muro, será um dos próximos a ganhar um novo painel. As obras anteriores foram registradas em fotos e vídeos e continuam fazendo parte da memória da comunidade.
Marinei também destacou que os espaços que receberem o projeto futuramente deverão comunicar previamente a Secretaria de Cultura antes de qualquer intervenção nos muros, garantindo o respeito ao trabalho dos artistas e o fortalecimento do projeto.
“Através do Arte no Muro, seguimos promovendo a arte periférica, gerando orgulho, pertencimento e beleza para nossa cidade”, finalizou a secretária.